Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 07 de outubro de 2016 às 20:56

ABC conquista acesso na Série C e repete feito de outros rivais na divisão

Mais Querido é um dos clubes que subiram duas vezes na divisão desde 2009

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio Grande do Norte - "Salve, o Mais Querido"! O ABC é o primeiro clube a conquistar o acesso na edição 2016 da Série C do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido, na noite desta sexta-feira, ampliou a invencibilidade para nove jogos ao passar pelo paulista Botafogo, por 1 a 0 - gol de Erivélton, aos 9 minutos do 2º tempo - no Estádio do Frasqueirão, em Natal. Os rivais haviam empatado sem gols o jogo de ida. Além do acesso à Série B e a vaga para as semifinais do terceiro escalão nacional, o ABC ainda entrou para a seleta lista de clubes que subiram duas vezes na divisão desde 2009, ano em que o Brasileirão passou a ter quatro divisões.

 Festa do Elefante! ABC mostrou sua força e voltou a conquistar o acesso na Série C do Brasileirão!ABC / Site OficialFesta do Elefante! ABC mostrou sua força e voltou a conquistar o acesso na Série C do Brasileirão!
O primeiro acesso do Alvinegro potiguar, neste período, também foi obtido ao lado da torcida. Há seis anos, o ABC passou pelo Águia e conquistou o direito de disputar a Série B. Naquela oportunidade, aliás, o Mais Querido ainda foi campeão da Série C. Além do representante do Rio Grande do Norte, outros quatro clubes alcançaram a mesma façanha.

O cearense Icasa foi o primeiro a atingir dois acessos na Série C. O Verdão subiu em 2009, em casa, e em 2012, fora. Há quatro anos, o Paysandu conquistou seu primeiro acesso. O segundo foi obtido em 2014. Ambos fora de casa. Já o Vila Nova atingiu seu objetivo em 2013, ao lado da torcida, e em 2015, fora dos seus domínios. E ainda teve o CRB em 2011 e 2014.

Este é o 11º acesso dos clubes nordestinos na Série C desde 2009. A região havia ficado de fora da festa de 2015, mas agora, recupera o prestígio. Os nordestinos subiram Icasa e ASA (2009), ABC e Salgueiro (2010), CRB e América de Natal (2011), Icasa (2012), Santa Cruz e Sampaio Corrêa (2013) e CRB (2014).

Rivalidade e campanha!
O ABC volta para a Série B um ano após seu rebaixamento. O clube potiguar amargou o descenso, em 2015, na 18ª colocação. A festa atual fica ainda melhor pelo simples fato de que o eterno rival América foi rebaixado à Série D. Assim o ABC dá o troco no Mecão. Em 2007, o América estava na Série A, enquanto o ABC aparecia duas divisões abaixo, na Série C. Agora, o Mais Querido está na Série B, enquanto a parte vermelha de Natal terá que disputar a última divisão nacional.

Há nove jogos sem perder (quatro vitórias e cinco empates), o ABC conquistou o acesso com nove vitórias (sete em casa e duas fora), sete empates (três como mandante e quatro como visitante) e quatro derrotas longe da torcida, além de 25 gols a favor e 15 contra. Aproveitamento de 56,7%. Agora, o ABC espera por ASA ou Guarani para os embates das semifinais.