São Paulo - Guarani, Boa Esporte e Juventude ajudaram o Grupo B a ultrapassar o Grupo A em relação aos acessos conquistados na Série C do Campeonato Brasileiro desde a implantação do atual formato, em 2012. Agora, os clubes que integraram o Grupo B - em sua maioria do Sul e do Sudeste - acumulam 11 acessos, enquanto o Grupo A - com clubes do Norte e do Nordeste - somam nove, segundo levantamento do Sr. Goool. O Centro-Oeste já esteve envolvido nos dois grupos.
Melhor clube da Série C, o Guarani garantiu o acesso ao superar o ASA, pior classificado na Primeira Fase. Já o Boa Esporte, vice-líder do Grupo B, não deu chances ao paraibano Botafogo, 3º colocado do Grupo A. O Juventude, por sua vez, teve a pior campanha entre os classificados do Grupo B, mas mesmo assim eliminou o Fortaleza, líder do Grupo A. Apenas o ABC, vice-líder do Grupo A, obteve êxito ao superar o paulista Botafogo, 3º colocado no Grupo B.
Enquanto isso, duas temporadas foram equilibradas. Em 2012, Icasa e Paysandu fizeram a festa do Grupo A. Já Oeste e Chapecoense comemoraram pelo Grupo B. O empate técnico também foi visto em 2014 - Grupo A (Paysandu e CRB) e Grupo B (Macaé e Mogi Mirim).
Agora, o ABC desafiará o Guarani nas semifinais. O Bugre terá a chance de decidir em casa. O mesmo acontecerá com o Boa Esporte diante do Juventude. Em relação aos títulos, porém, há empate entre os dois grupos. O Grupo A tem as conquistas de Santa Cruz (2013) e Vila Nova (2015), enquanto o Grupo B festejou os títulos de Oeste (2012) e Macaé (2014).
Confira os acessos da Série C separados por grupos:2012
Grupo A (Icasa e Paysandu)
Grupo B (Oeste e Chapecoense)
2013
Grupo A (Santa Cruz, Sampaio Corrêa e Luverdense)
Grupo B (Vila Nova)
2014
Grupo A (Paysandu e CRB)
Grupo B (Macaé e Mogi Mirim)
2015
Grupo A (Vila Nova)
Grupo B (Londrina, Tupi e Brasil)
2016
Grupo A (ABC)
Grupo B (Guarani, Boa Esporte e Juventude)