Amazonas - O São Raimundo, em 1999, foi vice-campeão da Série C do Campeonato Brasileiro e, ao lado do Fluminense, subiu para a Série B. O clube amazonense ficou no segundo escalão nacional até 2006, quando amargou o descenso na penúltima colocação. Dez anos depois, o Tufão corre sérios riscos de sequer se classificar às semifinais do Campeonato Amazonense.
Ao longo de praticamente toda a Primeira Fase, o São Raimundo esteve no G4, mas na última rodada caiu para a penúltima colocação em um Estadual de sete clubes. O Tufão ostenta dez pontos, três a menos do que o Manaus que fecha o G4. O Manaus, contudo, já realizou seus 12 jogos e ficará na torcida contra o Rio Negro, 5º colocado com 12 pontos, e São Raimundo.Por causa dos critérios de desempate - confronto direto está logo atrás do número de vitórias -, o Tufão tem apenas um cenário para carimbar o passaporte. O São Raimundo precisa vencer o lanterna e já rebaixado Nacional Borbense, além de torcer por uma derrota do Rio Negro contra o líder e classificado Fast Clube.
Se o Rio Negro arrancar um empate, conseguirá avançar. No confronto direto contra o São Raimundo, o Rio Negro empatou em casa, por 1 a 1, mas venceu o rival, por 2 a 1, fora de casa. Este jogo, aliás, aconteceu na rodada passada e tirou o Tufão da zona de classificação que já tem garantidos no mata-mata Fast Clube, Nacional e Princesa do Solimões.
Depois do rebaixamento na Série B, em 2006, o Tufão ainda disputou a Série C pela última vez. Mas em 2007, o clube amazonense não passou da 50ª colocação e nunca mais esteve em uma divisão do Brasileirão. Na Copa do Brasil, o São Raimundo também se despediu em 2007 e sem deixar saudade.
Para não ter um calendário de apenas dois meses, uma vez que o Campeonato Amazonense começou no meio de agosto, o São Raimundo precisa da classificação no próximo sábado, às 16h30 (horário de Brasília), no Estádio Jabortão, em Borba, pela 14ª e última rodada da Primeira Fase.