Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 14 de outubro de 2016 às 16:15

Juventude abre semifinais da Série C com possibilidade de encerrar longo jejum gaúcho

Clubes do Rio Grande do Sul não conquistam título nacional há 11 temporadas

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio Grande do Sul - O Juventude estava fora da Série B do Campeonato Brasileiro desde 2009. Ao superar o Fortaleza, o clube de Caxias do Sul encerrou este jejum. Agora, o objetivo passa a ser ainda maior e abrange todo o Rio Grande do Sul. O clube gaúcho tentará encerrar a seca de 11 anos do estado sem títulos nacionais. Neste sábado, o Juventude abrirá as semifinais da Série C contra o Boa Esporte, às 18h30, no Alfredo Jaconi.

 Juventude, depois do acesso à Série B, tentará o inédito título da Série C do Brasileirão!Arthur Dallegrave / JuventudeJuventude, depois do acesso à Série B, tentará o inédito título da Série C do Brasileirão!
A última conquista do Rio Grande do Sul, levando em conta as quatro divisões do Brasileirão e a Copa do Brasil, foi em 2005, quando o Grêmio faturou o título da Série B. Desde então, os gaúchos não soltaram o grito entalado na garganta. No século XXI, aliás, o estado do Sul tem apenas dois títulos. O outro também foi obtido pelo Tricolor na Copa do Brasil de 2001.

Torneio, por sinal, que conta com o Juventude na atual edição. O clube de Caxias do Sul perdeu o jogo de ida, por 1 a 0, para o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, e decidirá em casa. O Juventude tentará a segunda conquista na Copa do Brasil, uma vez que foi campeão em 1999. Se a Copa do Brasil e as Séries A e B já fazem parte do cardápio gaúcho, o clube do interior do estado tentará o primeiro feito na Série C.

O Rio Grande do Sul jamais foi campeão do terceiro escalão nacional. Novo Hamburgo, em 2005, e Brasil, em 2015, são os clubes gaúchos com as melhores campanhas na Série C. Ambos os clubes ficaram em 4º lugar. O lugar mais alto do pódio da Série D também ainda não foi explorado pelo estado. Em compensação, o Rio Grande do Sul tem cinco títulos da Série A, duas conquistas na Série B, sendo uma do próprio Juventude, em 1994, e seis voltas olímpicas na Copa do Brasil.

Papada na Série C!
A campanha do acesso tem oito vitórias (quatro em casa e quatro fora), oito empates (quatro como mandante e quatro como visitante) e quatro derrotas (duas diante da torcida e duas fora), além de 29 gols a favor e 19 contra. Aproveitamento de 53,3%.

Este é o sexto acesso do Sul na Série C desde 2009. A região ficou fora da festa em 2009, 2013 e 2014, mas em compensação conseguiu comemorar os feitos de Criciúma (2010), Joinville (2011), Chapecoense (2012) e Londrina e Brasil (2015).