São Paulo - FC Dallas e Colorado Rapids, no próximo domingo, às 18 horas (horário de Brasília), disputarão o título da Supporters' Shield que é a Primeira Fase da MLS (Major League Soccer). O campeão terá vagas na CONCACAF Champions League e na MLS Cup - mata-mata que decidirá o vencedor da temporada no torneio mais importante dos EUA e do Canadá. A Supporters' Shield é como se fosse um campeonato paralelo de pontos corridos e conta com os 20 clubes das Conferências Leste e Oeste.
Os dois postulantes ao títulos são da Conferência Oeste. O FC Dallas, até a 33ª e penúltima rodada, lidera com 59 pontos, dois a mais do que o Colorado Rapids. No domingo, o Dallas vai encarar, fora de casa, o LA Galaxy que está classificado à MLS Cup. Já o Colorado receberá o Houston Dynamo, lanterna da Conferência Oeste e já eliminado.Enquanto o Dallas tem o maior número de vitórias (17), o Colorado apresenta a melhor defesa e o menor número de derrotas (6), ao lado do LA Galaxy. No duelo particular da dupla, o Colorado Rapids venceu o rival fora de casa, por 1 a 0, e empatou o jogo diante da torcida.
Nas arquibancadas, porém, os dois melhores clubes da MLS deixam a desejar. O Dallas, por exemplo, amarga a lanterna no ranking com média de apenas 14.094 pagantes. Já o Colorado está na antepenúltima colocação com média de 16.142 torcedores. A MLS, a uma rodada do término da fase inicial, ostenta média de 21.489 espectadores.
Conferências!
Regulamento:
Os vices da Leste e Oeste estarão garantidos no mata-mata da MLS Cup. Já o 3º, 4º, 5º e 6º colocados da Leste e Oeste se enfrentarão em mata-mata dentro da Conferência em busca das últimas duas vagas da MLS Cup. O 3º colocado pegará o 6º colocado, enquanto 4º e 5º colocados farão o outro duelo.
Definidos os classificados no playoff, os clubes enfrentarão o líder e o vice-líder em semifinais dentro da Conferência. Após a decisão, os campeões de cada Conferência brigarão pelo título da temporada. Em partida única, o vencedor da Conferência Leste irá pegar o vencedor da Conferência Oeste pelo título da MLS 2016. O campeão terá vaga na CONCACAF Champions League.