São Paulo - O Corinthians encerrou a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A no G6 ao lado de Santos e Palmeiras. O líder do Brasileirão, aliás, já carimbou matematicamente o passaporte para a Libertadores. Com o aumento do G4 para G6, ficou mais fácil de São Paulo ter três grandes representantes no torneio sul-americano de 2017. Caso isso venha a acontecer será a quinta vez na história, segundo levantamento do Sr. Goool.
Se Palmeiras, Santos e Corinthians estiverem juntos na Libertadores será a primeira vez com esta composição. O torneio mais importante da América do Sul teve um grande trio paulista pela primeira vez em 2005 com Santos, Palmeiras e São Paulo que seria campeão. Nas outras oportunidades, o Trio de Ferro se fez presente. Corinthians, Palmeiras e São Paulo disputaram a mesma Libertadores em 2006, 2013 e 2016.
O São Paulo é o grande paulista com o maior número de participações (18) e o maior número de títulos (3), mas é aquele em pior situação para garantir presença no torneio em 2017. O Tricolor tem 42 pontos, no 11º lugar. O Santos também tem três títulos e esteve 12 vezes na Libertadores, mas está ausente desde 2012. O Palmeiras, por sua vez, contabiliza um título e 16 participações. Campeão invicto em 2012, o Corinthians esteve 13 vezes no torneio sul-americano.