Minas Gerais - O Boa Esporte, por ter melhor campanha no acumulado das fases, poderá decidir o título da Série C do Campeonato Brasileiro no Estádio do Melão, em Varginha. E o retrospecto do clube mineiro em casa é favorável. O Boa receberá o Guarani neste sábado, às 18h45. Na partida de ida, em Campinas, os rivais empataram por 1 a 1.
Em 11 partidas ao lado da torcida, o clube do interior mineiro ostenta oito vitórias e três empates. Entre estas igualdades, uma daria o título inédito ao Boa Esporte. Na Primeira Fase, o Tricolor empatou sem gols com o Botafogo. Já as outras duas igualdades foram, por 1 a 1, ante Mogi Mirim e Tombense. Estes resultados levariam a decisão para os pênaltis.Sem falar que o time boveta venceu o Guarani, por 1 a 0, em Varginha, na fase de grupos. Outro resultado positivo para sonhar com o título. O aproveitamento em casa do Boa Esporte chega a 81,8%, bem superior ao desempenho no geral (66,7%). Os sistemas defensivo e ofensivo também sabem atuar como mandante. São 17 gols a favor e só quatro contra em casa.
O Guarani, por sua vez, deixa a desejar fora de casa. O Bugre, como visitante, tem quatro vitórias, três empates e quatro derrotas. Entre as igualdades, o 1 a 1 com o Tombense levaria a decisão para as penalidades máximas. Já o 0 a 0 contra a Portuguesa daria o título aos mineiros. Apenas o 2 a 2 ante o Ypiranga garantiria a volta olímpica para os paulistas.
O aproveitamento do Guarani fora de casa é de apenas 45,5%. No geral, o clube de Campinas tem desempenho de 65,2%. Para piorar um pouco mais a situação, o Guarani levou mais gols do que fez longe da torcida. São 13 tentos a favor e 15 contra. E mais! São 15 gols levados fora de casa em um total de 19 na campanha da Série C.