São Paulo - São Paulo e Grêmio estariam eliminados da Libertadores se a Segunda Fase terminasse hoje. As oitavas-de-final ainda reservaria um confronto brasileiro. Melhor clube da competição sul-americana, o Atlético Mineiro enfrentaria o Palmeiras, dono da pior campanha entre os 16 clubes classificados.
O Corinthians - atual campeão - seria outro clube brasileiro com vantagem no mata-mata. O Timão teria a chance de se vingar da traumática derrota para o Tolima ainda na Primeira Fase de 2011. Já o Fluminense pegaria o Olímpia. Os paraguaios teriam a vantagem de decidir em casa.Enquanto isso, Boca Juniors e Emelec só desempataram no terceiro critério. Ambos têm um gol de saldo e cinco tentos a favor. O terceiro critério é gols fora de casa. O Emelec não fez nenhum, enquanto os argentinos somaram três. Dos 16 clubes que estariam classificados, Libertad, Atlético Mineiro e Santa Fe seguem invictos.
Até aqui, estão classificados, matematicamente, Nacional-URU e Boca Juniors-ARG no Grupo 1, Atlético Mineiro no Grupo 3, Vélez Sarsfield-ARG no Grupo 4, Corinthians e Tijuana no Grupo 5 e Olímpia no Grupo 7.
O mata-mata teria quatro clubes brasileiros (Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense e Palmeiras), três clubes argentinos (Vélez Sarsfield, Newell's Old Boys e Boca Juniors), dois clubes colombianos (Tolima e Santa Fe), dois paraguaios (Olímpia e Libertad), e um clube boliviano (The Strongest), outro chileno (Huachipato), mais um mexicano (Tijuana), um uruguaio (Nacional) e outro equatoriano (Emelec).
Confira como seriam os duelos de oitavas-de-final:
Atlético Mineiro x Palmeiras
Vélez Sarsfield-ARG x The Strongest-BOL
Olímpia-PAR x Fluminense
Nacional-URU x Huachipato-CHI
Corinthians x Tolima-COL
Tijuana-MEX x Santa Fe-COL
Newell's Old Boys-ARG x Libertad-PAR
Boca Juniors-ARG x Emelec-EQU
Confira a pontuação dos então classificados:
Atlético Mineiro (15 pontos)
Vélez Sarsfield-ARG (12 pontos)
Olímpia-PAR (10 pontos)
Nacional-URU (10 pontos)
Corinthians (10 pontos)
Tijuana-MEX (10 pontos)
Newell's Old Boys-ARG (9 pontos)
Boca Juniors-ARG (9 pontos)
Emelec-EQU (9 pontos)
Libertad-PAR (8 pontos)
Santa Fe-COL (8 pontos)
Tolima-COL (7 pontos)
Huachipato-CHI (7 pontos)
Fluminense (7 pontos)
The Strongest-BOL (6 pontos)
Palmeiras (6 pontos)