Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 07 de novembro de 2016 às 10:50

Coritiba tem a pior média de público desde seu retorno à Série A do Brasileirão

Esta, por enquanto, é a primeira vez que o Coxa fica com média abaixo de dez mil pagantes

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Paraná - O Coritiba está na Série A do Campeonato Brasileiro, ininterruptamente, desde 2011. Na atual temporada, contudo, o Coxa não só luta contra o rebaixamento como ainda tem sua pior média de público dos últimos seis anos. Em 17 partidas como mandante, o clube da capital apresenta média modesta de 9.833 pagantes e público total de 167.169 torcedores. O Coritiba ocupa a 13ª colocação no ranking das arquibancadas.

Para se ter uma ideia, o Coritiba conseguiu uma vitória importante em sua luta contra o descenso, mas mesmo assim o Couto Pereira recebeu poucos torcedores. A vitória, por 2 a 0, sobre o Galo, no último domingo, pela 34ª rodada do Brasileirão, contou com a presença de só 11.847 fanáticos. O Couto Pereira, segundo dados do Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (CNEF), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), tem capacidade para 40.502 pessoas.

O atual momento em campo, porém, não pode ser considerado o único problema para a ausência de espectadores no estádio. Afinal, nas últimas quatro temporadas, o Coxa esteve abaixo do Top 10. No ano passado, por exemplo, o Coritiba foi o 15º colocado no Brasileirão, mas ainda assim superou a média de dez mil fãs (14.001).

Em 2014, o clube paranaense esteve uma posição melhor dentro de campo - 14º lugar -, mas a média foi inferior (12.329). Enquanto isso, o desempenho nas arquibancadas, em 2013, chegou a 14.651 pagantes. Já em campo, o Coritiba ficou na 11ª colocação. Em 2012, o Coxa foi o 13º colocado e terminou a Série A com média de 12.579 apaixonados.

 Coritiba conquistou uma vitória importante no Brasileirão, mas poucos torcedores estiveram no Couto Pereira!Coritiba / Site OficialCoritiba conquistou uma vitória importante no Brasileirão, mas poucos torcedores estiveram no Couto Pereira!
Desafio final!
O melhor desempenho, contudo, ocorreu na volta à elite. Em 2011, o Coritiba fechou o Brasileirão na 8ª colocação. A torcida retribuiu nas arquibancadas e alcançou a média de 17.860 pagantes, a quinta melhor da elite nacional. Na atual temporada, o Coxa terá mais dois jogos em casa para, ao menos, chegar aos dez mil torcedores.

Em campo, a batalha ainda terá mais quatro capítulos. O Coritiba ocupa o 14º lugar com 42 pontos, quatro a mais do que a zona de rebaixamento. São dez vitórias (oito em casa e duas fora), 12 empates (sete como mandante e cinco como visitante) e 12 derrotas (duas ao lado da torcida e dez fora), além de 38 gols a favor e 37 contra. Aproveitamento baixo de 41,2%.

O Coxa, por causa das Eliminatórias da Copa do Mundo, voltará a campo apenas na quarta-feira, 16 de novembro, às 21 horas, quando receberá o vice-lanterna Santa Cruz no Estádio Couto Pereira, pela 35ª rodada do Brasileirão.