Roraima - O Campeonato Roraimense 2013 terá início, neste sábado, com a expectativa de encerrar um jejum que vem desde 2008. Naquela oportunidade, o Atlético Roraima conquista o último bicampeonato legítimo. O recordista de títulos do Estado de Roraima ainda transformou o bi em tricampeonato em 2009.
Agora, a missão está com o São Raimundo. No ano passado, o São Raimundo chegou à final ao ser campeão do 1º Turno. O clube enfrentou o Náutico, vencedor do 2º Turno. Na decisão, em jogo único, o São Raimundo derrotou o rival, por 2 a 0, e conquistou seu quinto título estadual.Antes, três clubes bem que tentaram o bi, mas não tiveram êxito. Em 2010, o Baré sagrou-se campeão, mas no ano seguinte desistiu do Estadual e ficou de fora. O Real aproveitou e conquistou o título em 2011. Mas na temporada seguinte amargou o terceiro lugar no geral.
O Atlético Roraima é o maior vencedor do Estado com 18 títulos. Na segunda colocação aparece o Baré com nove conquistas. Já o São Raimundo - atual campeão - soma cinco, contra duas de Ríver e Rio Negro. Real e São Francisco completam a lista com um título cada.
Entenda!
Atlético Roraima, Baré, São Raimundo, Náutico e GAS (Grêmio Atlético Sampaio) brigarão pelo título em dois turnos. A fórmula de disputa segue como na temporada passada. No 1º Turno, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e no sistema de pontos corridos. O clube que somar mais pontos será declarado campeão.
O mesmo acontecerá no 2º Turno. Caso um clube vença os dois turnos, será declarado campeão estadual. Por outro lado, se acontecer de dois clubes campeões, a decisão do título roraimense sairá em dois jogos. Não há rebaixamento no Estadual.