Maranhão - O Sampaio Corrêa, ao cair ante o Bahia, por 1 a 0, na última terça-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador, se tornou o primeiro clube rebaixado na edição 2016 da Série B do Campeonato Brasileiro. Levando em conta os pontos corridos, contudo, o Bolívia Querida praticamente "cumpriu uma missão" ao manter a sina do Nordeste em ter clubes rebaixados desde 2007. Apenas no primeiro ano de pontos corridos, segundo levantamento do Sr. Goool, os nordestinos não choraram nenhuma queda.
O Sampaio Corrêa esteve todas as 35 rodadas na zona de rebaixamento. Em 33 oportunidades, o Bolívia amargou a última colocação. Apenas na 8ª e na 14ª rodada o clube maranhense não ficou na lanterna. O Sampaio Corrêa foi rebaixado com cinco vitórias (quatro em casa e uma fora), 12 empates (sete como mandante e cinco como visitante) e 18 derrotas (seis diante da torcida e 12 fora).
Apenas em 2006 os clubes do Nordeste escaparam do descenso na Série B de pontos corridos. E foi por pouco. Afinal, o CRB terminou na 16ª colocação com 44 pontos, mesma pontuação dos degolados Paysandu e Guarani. O clube paulista só caiu após ser punido pela FIFA e ter perdido três pontos. São Raimundo-AM e Vila Nova se juntaram a paraenses e paulistas na queda de 2006.
Na atual temporada, o Nordeste não sofrerá mais nenhuma baixa. Tupi (30), Bragantino (32) e Joinville (34) estão na zona de rebaixamento. Oeste (37) e Paraná (40) também lutam contra o descenso.
Reencontro!
Com a queda do Sampaio Corrêa e o acesso do Moto Club na Série D, os rivais maranhenses se reencontrarão na Série C após 13 anos. Sampaio Corrêa e Moto Club não se enfrentam no terceiro escalão nacional desde 2004. Naquela oportunidade, os dois clubes passaram da Primeira Fase. Enquanto o Moto venceu o jogo de ida, por 1 a 0, o Sampaio fez 2 a 0 no returno. Esta, porém, não foi a última vez em que o Maranhão conseguiu colocar dois clubes no terceiro escalão nacional.
Antes da criação da Série D em 2009, a Série C era a última divisão do Brasileirão e recebia inúmeros clubes. Em 2008, entre os 63 clubes de todo o país, Sampaio Corrêa e Bacabal representaram o Maranhão na Série C. A dupla, contudo, não conseguiu o acesso.