São Paulo - O Joinville, na última sexta-feira, venceu o confronto direto ante o Oeste, por 2 a 0, e ficou a um ponto de deixar a zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. É o clube paulista que está uma posição acima da degola. A dupla comprova o martírio vivido pelos campeões da "nova" Série C na temporada 2016. JEC e Oeste poderão engrossar a lista de rebaixados.
O Oeste ocupa a 16ª colocação com 38 pontos. São sete vitórias (quatro em casa e três fora), 17 empates (dez como mandante e sete como visitante) e 13 derrotas (cinco diante da torcida e oito fora), além de 30 gols a favor e 46 contra. O Joinville, por sua vez, está no 17º lugar com 37 pontos. A campanha do JEC tem oito triunfos (três em casa e cinco fora), 13 empates (11 como mandante e dois como visitante) e 16 derrotas (quatro diante da torcida e 12 fora), além de 28 tentos a favor e 40 contra.
O mesmo roteiro aconteceu com o Santa Cruz, campeão da Série C em 2013. Líder na 2ª e 3ª rodadas, o Santinha entrou na degola na 17ª rodada e não saiu mais. Outros dois campeões da Série C não tiveram uma boa temporada. O Macaé, por exemplo, escapou da queda no terceiro escalão nacional apenas na última rodada. O clube fluminense ostenta o título da Série C de 2014.
A conquista do Vila Nova foi obtida em 2015. O clube goiano, aliás, sofreu na Série B. O Vila Nova rondou a zona de rebaixamento, mas conseguiu escapar da queda e cumpre tabela nas últimas rodadas. O único vencedor da Série C que pode comemorar é o ABC. Campeão em 2010, o Mais Querido conquistou o acesso à Série B nesta temporada. O clube potiguar terá a seu lado o novo campeão da divisão, Boa Esporte. Que a dupla abra bem os olhos para não repetir o tropeço dos outros rivais.