Alagoas - O Campeonato Alagoano 2017 é mais um a ter tabela e simulador de jogos no Sr. Goool. O Estadual de Alagoas se junta ao Cariocão, Cearense, Paraibano e Potiguar. Nada de mudanças no regulamento do Alagoano que segue interminável com fase de grupos, hexagonal, mata-mata e até disputa de 3º lugar. As novidades são os clubes que conquistaram o acesso. Quer dizer, novidade.
O CEO (Centro Esportivo Olhodaguense) esteve recentemente na elite. O clube foi rebaixado em 2015 e volta com direito a título na 2ª divisão. Já o Miguelense, vice-campeão em 1999, não disputava o Campeonato Alagoano há 17 anos. A estreia do clube de São Miguel dos Campos será, em casa, ante o Coruripe.O CEO, por sua vez, terá que jogará longe da torcida ante o ASA. Miguelense e CEO pegaram as vagas dos rebaixados Penedense e Ipanema. Enquanto isso, o atual bicampeão CRB enfrentará o CSE em Palmeira dos Índios. Dos dez clubes do Campeonato Alagoano, cinco já foram campeões. Além do CRB, o CSA - maior vencedor do estado -, ASA, Coruripe e Murici.
Regulamento:
No Quadrangular da Permanência, os quatro clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à 2ª divisão. No Hexagonal, os clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os quatro melhores colocados se classificarão para o mata-mata.
As semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de empate, os critérios serão melhor saldo de gols e melhor campanha no Hexagonal. Na final, o dono da melhor campanha em todo o Estadual poderá decidir em casa. Os critérios de desempate serão melhor saldo de gols, prorrogação e pênaltis. Campeão e vice terão vagas na Copa do Nordeste, Série D e Copa do Brasil 2018. Haverá ainda disputa de 3º lugar com os mesmos critérios da final. O vencedor terá vaga na Copa do Brasil 2018.