Rio Grande do Sul - O Grêmio, a partir desta quarta-feira, iniciará a disputa pelo título da Copa do Brasil contra o Atlético Mineiro. Além do título, os gaúchos ainda tentarão encerrar um longo jejum no torneio nacional. Desde 2009, o campeão em campo não leva também o título das arquibancadas. Neste momento, o Tricolor lidera o ranking de público da Copa do Brasil.
Vindo da Libertadores, o Grêmio realizou três partidas como mandante e ostenta média de 28.160 pagantes. O público total é de 84.479 torcedores. Como o segundo jogo será na Arena do Grêmio, o clube gaúcho tem tudo para ficar com o título das arquibancadas. Resta a outra metade. O Atlético, com os mesmos três jogos em casa, aparece com média de 21.805 fãs.O Corinthians foi o último campeão em dose dupla. Há sete anos, o clube paulista superou o Internacional dentro de campo e ainda faturou as arquibancadas com média de 33.455 loucos do bando. O mesmo, porém, não aconteceu com o Santos (12.334), campeão de 2010. A melhor média de pagantes, naquela oportunidade, coube ao Atlético Mineiro (32.952). Em 2011, o Santa Cruz dominou as arquibancadas (46.681), mas a volta olímpica foi dada pelo Vasco (17.055).
Além da dobradinha, o Grêmio tentará encerrar um jejum de 15 anos. O Tricolor não comemora um título nacional desde a Copa do Brasil de 2001, ganha em cima do Corinthians. O clube gaúcho está em sua oitava final e tentará sua quinta conquista. No momento, Grêmio e Cruzeiro são os recordistas de títulos, quatro cada um.
Antes da final, o Grêmio eliminou o Atlético Paranaense nas oitavas de final, passou pelo Palmeiras nas quartas de final e superou o Cruzeiro nas semifinais. O duelo final será em 30 de novembro.