Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 27 de novembro de 2016 às 05:44

Série B registra acessos de quatro regiões diferentes pela primeira vez nos pontos corridos

Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste festejaram os acessos de Atlético Goianiense, Avaí, Vasco e Bahia

da Redação -

Goiás - Atlético Goianiense, Avaí, Vasco e Bahia conquistaram o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. O segundo escalão nacional, aliás, teve pela primeira vez nos pontos corridos acessos de quatro regiões diferentes. Apenas o Norte ficou fora da festa. O Centro-Oeste festejou o título dos goianos, enquanto o Sul ficou com o vice dos catarinenses.

A campanha do título do Atlético teve 22 vitórias (14 em casa e oito fora), dez empates (três como mandante e sete como visitante) e seis derrotas (duas diante da torcida e quatro fora), além de 60 gols a favor e 35 contra. Aproveitamento de 66,7%. O Avaí, por sua vez, subiu com desempenho de 57,9%. Foram 19 triunfos (14 em casa e cinco fora), nove empates (três como mandante e seis como visitante) e dez derrotas (duas diante da torcida e oito fora), além de 45 tentos a favor e 34 contra.

 Centro-Oeste não só comemorou o acesso do Atlético Goianiense como ainda fez festa pelo título na Série B!Lucas Figueiredo / CBFCentro-Oeste não só comemorou o acesso do Atlético Goianiense como ainda fez festa pelo título na Série B!
Presente as 38 rodadas no G4, o Vasco voltou para a Série A com 19 vitórias (12 em casa e sete fora), oito empates (três como mandante e cinco como visitante) e 11 derrotas (quatro ao lado da torcida e sete fora), além de 54 gols a favor e 41 contra. Aproveitamento de 57%. Já o Bahia deixou a Série B com 18 vitórias (15 em casa e três fora), nove empates (dois como mandante e sete como visitante) e 11 derrotas (duas diante da torcida e nove fora), além de 57 gols a favor e 34 contra. Aproveitamento de 55,3%.

Sem diversidade!
A diversidade atual é grande ainda mais comparada com as últimas edições da Série B. Em 2015, por exemplo, só Sudeste (Botafogo e América Mineiro) e Nordeste (Santa Cruz e Vitória) subiram de divisão. O Sudeste também teve dois clubes no G4 de 2014 (Ponte Preta e Vasco), enquanto o Sul colocou os outros dois (Joinville e Avaí).

Há cinco anos, Sudeste (Portuguesa e Ponte Preta) e Nordeste (Náutico e Sport) voltaram a dominar o cenário do G4. Já em 2008, o Sudeste obteve três das quatro vagas do acesso (Corinthians, Santo André e Grêmio Barueri), enquanto o Sul (Avaí) ficou com a outra. Cenário parecido ocorreu em 2006. Mas a região dominante foi o Nordeste (Sport, Náutico e América de Natal). A outra vaga acabou com o Sudeste (Atlético Mineiro).

Enquanto isso, a zona do acesso teve três regiões em 2012 e 2013. Há quatro anos o Centro-Oeste foi representado pelo Goiás e o Nordeste teve o Vitória. Já o Sul fez dobradinha com Criciúma e Atlético Paranaense. Em 2013, os sulistas voltaram a ter dois acessos (Chapecoense e Figueirense), contra um do Sudeste (Palmeiras) e outro do Nordeste (Sport).

Em 2010, a maioria foi do Sul (Coritiba e Figueirense), mas Nordeste (Bahia) e Sudeste (América Mineiro) também marcaram presença. Por fim, em 2007 e 2009, o Sudeste fez dobradinha. Há nove anos, a Série B subiu Ipatinga e Portuguesa, do Sudeste, Coritiba, do Sul, e Vitória, do Nordeste. Em 2009, os acessos foram de Vasco e Guarani, pelo Sudeste, Ceará, pelo Nordeste, e Atlético Goianiense, pelo Centro-Oeste.