São Paulo - O maior campeão do Brasil não poderia ficar de fora da festa dos pontos corridos. Demorou! Mas finalmente o Palmeiras voltou a dar uma volta olímpica no Campeonato Brasileiro da Série A e logo no formato que faltava em seu currículo. O Verdão, neste domingo, superou a Chapecoense (1 a 0) diante do seu maior público no Allianz Parque (40.986), em São Paulo, e faturou seu primeiro título nos pontos corridos, o nono no Brasileirão. O Alviverde estava na seca desde 1994 e, agora, se isolou na liderança como o clube que mais venceu o Campeonato Brasileiro.
O Palmeiras supera o Santos que segue com oito conquistas no Nacional. Palmeiras e Santos, aliás, são os únicos clubes campeões na Taça Brasil, Robertão, Série A e pontos corridos. O Palmeiras completa o ciclo dos chamados grandes paulistas. Apenas o Alviverde ainda não tinha dado a volta olímpica de 2003 para cá. Sem falar que o Verdão aumenta a supremacia do estado de São Paulo no atual formato. Agora, são oito títulos, sendo três do São Paulo, três do Corinthians, um de Santos e outro do próprio Palmeiras.O título é incontestável. O Palmeiras foi o melhor do turno, do returno e tem a melhor campanha como visitante. Sem falar que o clube paulista ostenta o maior número de vitórias, o menor número de derrotas e a melhor defesa. Em 37 rodadas, o Palmeiras obteve 23 vitórias (14 em casa e nove fora), oito empates (quatro como mandante e quatro como visitante) e seis derrotas (uma diante da torcida e cinco fora), além de 60 gols a favor e 31 contra. Aproveitamento de 69,4%.
Números que só comprovam a grandeza do título do maior campeão do Brasileirão. Esta pode ser a primeira conquista nos pontos corridos, mas que se junta aos outros feitos obtidos na Taça Brasil (1960 e 1967), no Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 1969) e na Série A (1972, 1973, 1993 e 1994). Números que fazem qualquer um tremer. Não por acaso... "Quando surge o alviverde imponente...".