Santa Catarina - O presidente em exercício da Chapecoense, Ivan Tozzo, afirmou que, a partir de segunda-feira, começará a pensar na remontagem do time catarinense. E o tempo é curto. Atual campeã do Estadual de Santa Catarina, a Chape entrará em campo no domingo, 29 de janeiro, às 17 horas, para encarar o Inter de Lages na mesma Arena Condá, em Chapecó, que se despediu dos seus heróis no último sábado. O Sr. Goool traz, neste domingo, a tabela completa e o simulador de jogos do Catarinense 2017. (Clique na imagem abaixo ou mude o select do ano para 2017 para ter todas as informações do Catarinense!)
"Nesse momento nós estamos começando a reconstrução do time. As pessoas querem futebol, as pessoas amam futebol em Chapecó. E a grande alegria da nossa cidade do oeste catarinense no futebol é a Chapecoense. Então temos que dar continuidade a isso, vamos conversar e acertar, deixar baixar a poeira, e vamos reconstruir o time para o ano que vem. A gente está recebendo apoio de todas as federações, CBF, CONMEBOL, FIFA e, principalmente, do povo de Chapecó. Tenho certeza que o povo de Chapecó vai abraçar a causa e todo mundo vai ajudar. Tivemos apoio de pessoas de fora, dos clubes ajudando. Primeiro foi aquela meta de confortar a família. Agora, a segunda meta, a partir da semana que vem, é começar a pensar e fazer planejamento", disse Tozzo em entrevista coletiva.O regulamento do Estadual permanece o mesmo. O Joinville, campeão do returno e vice-campeão estadual, estreará contra o novato Almirante Barroso. O clube de Itajaí - campeão da Série B - conquistou o acesso ao lado do Tubarão. A dupla pegou as vagas dos rebaixados Guarani e Camboriú. O Tubarão irá estrear ante o Metropolitano.
O melhor jogo da 1º rodada, contudo, deverá ser entre Criciúma e Avaí. Já o Figueirense desafiará o Brusque. A reedição da final do ano passado acontecerá apenas na 8ª e penúltima rodada do turno. Dona de cinco títulos (1977, 1996, 2007, 2011 e 2016), a Chapecoense tentará seu primeiro bicampeonato.
Regulamento:
A Primeira Fase do Catarinense contará com dez clubes e será dividida em Turno e Returno. No Turno, os clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida e aquele que somar o maior número de pontos será declarado campeão. O mesmo acontecerá no Returno com os jogos da volta. Na classificação geral, na somatória de pontos, os dois piores colocados serão rebaixados à Série B.
Caso um mesmo clube vença os dois turnos, será declarado campeão estadual. Mas se os turnos tiverem campeões diferentes, haverá uma final entre estes times para definir o vencedor de 2017. Neste caso, o dono da melhor campanha na somatória do turno e do returno terá a vantagem de decidir em casa e de jogar por dois resultados iguais.
Se não houver a possibilidade da realização da final com dois jogos por falta de datas, o título será definido em partida única. Nesta hipótese será considerado campeão o clube vencedor do jogo único. Em caso de empate, o campeão será o dono da melhor campanha, ou seja, o mandante desta partida única.
O campeão, o vice e o 3º colocado garantirão vagas na Copa do Brasil 2018. Os três melhores colocados do Estadual, desconsiderando aqueles garantidos nas Séries A, B e C, terão vagas na Série D do Brasileirão 2018.