Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 07 de dezembro de 2016 às 23:46

Grêmio segura Atlético, encerra longo jejum e se torna o maior campeão da Copa do Brasil

Tricolor acabou com a seca de 15 anos e conquistou seu quinto título no torneio nacional

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio Grande do Sul - O Grêmio, com uma semana de atraso por causa da tragédia com a delegação da Chapecoense, confirmou o título da Copa do Brasil ao empatar com o Atlético Mineiro (1 a 1), na noite desta quarta-feira, em Porto Alegre, diante de 52.233 pagantes. No jogo de ida, os gaúchos venceram, por 3 a 1, em Belo Horizonte. Assim, o Tricolor encerrou o segundo maior jejum de conquistas entre os campeões do torneio e ainda se tornou o maior vencedor da história da Copa do Brasil, além de ter garantido vaga na Libertadores. A partida desta noite teve homenagens nas arquibancadas e em campo para as 71 vítimas da tragédia com o avião LaMia CP-2933 que caiu no Cerro El Gordo, em La Unión, cidade da província de Antioquia. Torcedores estenderam uma grande camisa da Chape nas arquibancadas, enquanto jogadores e jornalistas fizeram um minuto de silêncio lado a lado em campo. Os jogadores ainda entraram em campo com uma camiseta especial - com o escudo da Chape - e uma braçadeira preta em sinal de luto. A arbitragem, por sua vez, esteve toda de verde.

O quinto título no torneio nacional foi conquistado pelos gaúchos 15 anos após a volta olímpica de 2001. Este, aliás, é o mesmo intervalo visto nos títulos dos tricolores no Brasileirão (1981 e 1996). A seca de conquistas na Copa do Brasil só não é maior do que as 16 temporadas do Flamengo entre 1990 e 2006. O Grêmio foi o primeiro campeão da Copa do Brasil em 1989. O Tricolor não precisou esperar muito e voltou a ganhar a competição em 1994. Três anos depois, os gaúchos fizeram nova festa.

 Grêmio já pode utilizar o patch de campeão da Copa do Brasil em sua camisa tricolor!Fernando Torres / CBFGrêmio já pode utilizar o patch de campeão da Copa do Brasil em sua camisa tricolor!
Com mais esta volta olímpica, o Grêmio supera o Cruzeiro e se torna o maior vencedor da Copa do Brasil. A Raposa segue com quatro conquistas há 13 anos (1993, 1996, 2000 e 2003). Flamengo (1990, 2006 e 2013), Corinthians (1995, 2002 e 2009) e Palmeiras (1998, 2012 e 2015) são os outros clubes que já gritaram "é campeão" mais de uma vez na competição.

O Grêmio foi campeão com quatro vitórias (uma em casa e três fora), três empates (dois como mandante e outro como visitante) e uma derrota diante da torcida, além de dez gols a favor e cinco contra. Na caminhada até o título, o Tricolor passou por Atlético Paranaense, Palmeiras, Cruzeiro e Atlético Mineiro.

Renato Gaúcho!
Se o Grêmio chegou a cinco taças, o técnico Renato Gaúcho comemora a terceira. Ele já havia sido campeão do torneio, em 1990, pelo Flamengo como jogador e, em 2007, pelo Fluminense como técnico. Sem falar que Renato Gaúcho, ídolo do Grêmio, obtém seu primeiro título nacional a frente do Tricolor. O comandante, em sua época de jogador, alcançou o bi estadual em 1985 e 1986 e as inesquecíveis conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes em 1983.

Renato Gaúcho ainda entrou para uma seleta lista de treinadores com mais de um título na Copa do Brasil. Ele se juntou a Luiz Felipe Scolari, recordista no quesito com quatro títulos (Criciúma, Grêmio e Palmeiras (2)), e a Levir Culpi, que soma duas voltas olímpicas (Cruzeiro e Atlético Mineiro).