Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 08 de dezembro de 2016 às 11:05

1, 2, 3, 4, 5 vezes Grêmio! Confira todas as campanhas do maior campeão da Copa do Brasil

Aproveitamento em 2016, porém, é o pior entre as cinco conquistas no torneio nacional

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio Grande do Sul - O Grêmio, na última quarta-feira, fez história ao empatar com o Atlético Mineiro, por 1 a 1, em Porto Alegre, e conquistar seu quinto título na Copa do Brasil. Nenhum outro clube deu mais voltas olímpicas no torneio nacional do que o Tricolor gaúcho. O Grêmio encerrou jejum de 15 anos sem gritar "é campeão" na Copa do Brasil e ainda garantiu vaga na Libertadores 2017.

A quinta conquista tricolor foi obtida com quatro vitórias (uma em casa e três fora), três empates (dois como mandante e outro como visitante) e uma derrota diante da torcida, além de dez gols a favor e cinco contra. Aproveitamento de 62,5%, o menor desempenho entre todos os títulos do clube gaúcho. Na caminhada até o topo, o Tricolor passou por Atlético Paranaense, Palmeiras, Cruzeiro e Atlético Mineiro.

 Grêmio conquistou a Copa do Brasil pela quinta vez e se tornou o maior campeão da história!Lucas Uebel / GrêmioGrêmio conquistou a Copa do Brasil pela quinta vez e se tornou o maior campeão da história!
O melhor desempenho, por outro lado, foi obtido na primeira volta olímpica, em 1989. Na oportunidade, o Grêmio se sagrou campeão com aproveitamento de 90%. Foram oito vitórias, sendo um W.O. em cima do Mixto-MT, e dois empates. Campeão invicto, o Tricolor despachou Ibiraçu-ES, Mixto, Bahia, Flamengo e Sport.

Em 1994, o Grêmio também foi campeão sem sofrer derrotas ao superar Criciúma, Corinthians, Vitória, Vasco e Ceará. Os gaúchos comemoraram o segundo título no torneio nacional com aproveitamento de 80%. Foram seis triunfos e quatro empates. Três anos depois, o Grêmio voltou a ser campeão de forma invicta.

É verdade que o desempenho foi mais modesto, de apenas 66,7%, mas ainda assim, o Tricolor não foi derrotado por nenhum rival. Os gaúchos iniciaram a caminhada diante do Fortaleza, passaram por Portuguesa, Vitória, Corinthians e finalizaram o Flamengo. A campanha teve cinco triunfos e cinco empates.

Já em 2001 que, até a noite de quarta-feira, era a última conquista gremista, foram oito vitórias, dois empates e duas derrotas. Apesar de ter sofrido dois tropeços, o Grêmio deu a volta olímpica com desempenho alto, de 72,2%. Villa Nova, Santa Cruz, Fluminense, São Paulo, Coritiba e Corinthians foram as vítimas tricolores na Copa do Brasil de 15 anos atrás.

Ídolo!
Se o Grêmio chegou a cinco taças, o técnico Renato Gaúcho comemora a terceira. Ele já havia sido campeão do torneio, em 1990, pelo Flamengo como jogador e, em 2007, pelo Fluminense como técnico. Sem falar que Renato Gaúcho, ídolo do Grêmio, obtém seu primeiro título nacional a frente do Tricolor. O comandante, em sua época de jogador, alcançou o bi estadual em 1985 e 1986 e as inesquecíveis conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes em 1983.

Renato Gaúcho ainda entrou para uma seleta lista de treinadores com mais de um título na Copa do Brasil. Ele se juntou a Luiz Felipe Scolari, recordista no quesito com quatro títulos (Criciúma, Grêmio e Palmeiras (2)), e a Levir Culpi, que soma duas voltas olímpicas (Cruzeiro e Atlético Mineiro).