Rio Grande do Sul - O Grêmio não só encerrou um jejum próprio de 15 anos sem conquistar um título nacional, como ainda acabou com a seca de sete anos da Copa do Brasil em que o campeão em campo não conseguia também a melhor marca nas arquibancadas. O Tricolor gaúcho contou com o apoio do seu torcedor e, além de se tornar o maior vencedor do torneio com cinco títulos, ainda alcançou a liderança no ranking de pagantes.
Em quatro partidas na Arena Grêmio, em Porto Alegre, os gaúchos tiveram média de 34.178 torcedores e público total de 136.712 fãs. Como comparação, o Palmeiras - campeão do Campeonato Brasileiro da Série A - tem a melhor marca da elite nacional com 32.471 espectadores. O Grêmio ainda foi além e conseguiu o maior público da Copa do Brasil.Na final contra o Atlético Mineiro, na última quarta-feira, o Tricolor contou com o apoio de 52.233 pagantes. Esta marca supera o público da semifinal entre Cruzeiro e os próprios gaúchos (50.643). Já a primeira partida da decisão, em Belo Horizonte, completa o Top 3 dos maiores públicos com 47.944 fanáticos.
No ranking, Atlético Mineiro (28.340) e Palmeiras (27.252) fecham as três primeiras colocações. Dos 86 participantes da Copa do Brasil, apenas 11 superaram a marca de dez mil fãs. Enquanto isso, 19 ficaram abaixo de mil testemunhas, sendo que dois sequer chegaram a 100 gatos pingados. A média geral da Copa do Brasil não passou de 7.220 pagantes.
O Palmeiras, campeão em 2012 (18.877) e 2015 (29.791), viu os rivais São Paulo (25.964) e o Corinthians (37.338) festejarem nas arquibancadas, respectivamente. Nem mesmo o dono da maior torcida do Brasil obteve a dobradinha.
O Flamengo, em 2013, foi campeão em campo e teve média de 32.585 pagantes, mas o Grêmio superou todos os rivais fora das quatro linhas (33.539). Em 2014, o Atlético Mineiro festejou o título (28.057), mas o Resende ficou com o melhor público (38.189). O clube fluminense realizou apenas um jogo como mandante.