Portal Eventos
Notícias
Em 11 de dezembro de 2016 às 05:57

Atlético Nacional e Chapecoense são os campeões sul-americanos mais jovens da história

Clube catarinense conquistou a Copa Sul-americana com apenas 43 anos de fundação

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Santa Catarina - Chapecoense e Atlético Nacional estreitaram os laços desde a tragédia com o avião LaMia CP-2933, no Cerro El Gordo, em La Unión, cidade da província de Antioquia, que vitimou 71 das 77 pessoas. "Uma nova família nasce", como dizia inúmeras faixas dos torcedores colombianos. E os clubes alviverdes também estão ligados por outro ponto. Chape e Atlético Nacional são os únicos campeões de torneios sul-americanos com menos de 50 anos de fundação.

A CONMEBOL, a pedido do Atlético Nacional, confirmou o título da Copa Sul-americana à Chapecoense, na última segunda-feira. Esta é a primeira conquista internacional do clube catarinense. Fundada em 10 de maio de 1973, a Associação Chapecoense de Futebol comemora seu primeiro título na América do Sul aos 43 anos.

 Chapecoense foi declarada campeã da Copa Sul-americana com apenas 43 anos de fundação!Reprodução / ChapecoenseChapecoense foi declarada campeã da Copa Sul-americana com apenas 43 anos de fundação!
O Atlético Nacional, por sua vez, supera a Chapecoense em um ano. O clube colombiano se sagrou campeão da Libertadores pela primeira vez, em 1989, aos 42 anos. Atlético Nacional e Chapecoense, que não se enfrentaram na final do segundo torneio mais importante da América do Sul, se encontrarão na decisão da Recopa que coloca frente a frente o campeão da Libertadores e o vencedor da Copa Sul-americana.

Títulos e fundação!

Arsenal e Santos também se aproximam dos rivais alviverdes. O clube argentino foi campeão da Copa Sul-americana, em 2007, aos 50 anos. O Arsenal, aliás, era o campeão mais jovem do torneio, mas foi ultrapassado pela caçula Chapecoense. O Santos - com a mesma idade do Arsensal - faturou o título da Libertadores, em 1962, comandado por Pelé e cia.

Em relação a primeira conquista sul-americana dos outros brasileiros, o Cruzeiro deu a volta olímpica na Libertadores 1976 aos 55 anos. Pelo mesmo torneio, São Paulo (62), Grêmio (80), Flamengo (86), Internacional (97), Vasco (100) e Corinthians (102) também festejaram, mas com idade um pouco mais avançada. Vasco e Corinthians superaram os 100 anos.

O Palmeiras, por sua vez, faturou a Copa Mercosul de 1998 aos 84 anos, uma temporada antes de levar a Libertadores. Com a mesma idade, o Atlético Mineiro ganhou a Copa CONMEBOL em 1992. No ano seguinte, o Botafogo deu a volta olímpica no mesmo torneio, mas aos 99 anos.