São Paulo - A edição 2017 do Campeonato Brasileiro da Série A já tem definidos os 20 clubes. O Sudeste, como de costume, terá ampla maioria. Sem falar que a região voltará a contar com os quatro grandes do Rio de Janeiro e de São Paulo. Enquanto isso, o Centro-Oeste será novamente representado. Já o Sul viu cair a presença dos seus clubes na elite nacional.
A queda de um grande clube, desta vez, afetou o Sul. O Internacional, pela primeira vez em sua centenária história, amargou o descenso e deixou a lista dos campeões jamais rebaixados. Agora, só Cruzeiro, Flamengo, Santos e São Paulo nunca visitaram o segundo escalão nacional. O problema para os sulistas foi maior. O Figueirense, assim como o Colorado, desceu de divisão.
Como só o Avaí obteve o acesso, o Sul - na próxima temporada - terá só cinco representantes. Desta forma, a região repete a temporada de 2013. Se o Sul chora, o Centro-Oeste comemora. A região voltará a ser representada na Série A. O Atlético Goianiense foi campeão da Série B e volta à elite que não tinha um clube do Centro-Oeste desde 2015. Enquanto isso, o Nordeste manteve seus três clubes. Se Santa Cruz foi rebaixado, o Bahia obteve o acesso.
Confira todos os clubes do Brasileirão da Série A em 2017:
Sudeste (11)
Palmeiras-SP, Santos-SP, Flamengo-RJ, Atlético Mineiro-MG, Botafogo-RJ, Corinthians-SP, Ponte Preta-SP, São Paulo-SP, Cruzeiro-MG, Fluminense-RJ e Vasco-RJ
Sul (5)
Atlético Paranaense-PR, Grêmio-RS, Chapecoense-SC, Coritiba-PR e Avaí-SC
Nordeste (3)
Sport-PE, Vitória-BA e Bahia-BA
Centro-Oeste (1)
Atlético Goianiense-GO