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Brasileirão Série A
Em 14 de dezembro de 2016 às 01:48

Brasileirão oferece novos horários para jogos, mas não agrada e registra queda de público

CBF não quis comentar a pior média de público das últimas três temporadas

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A em 2016 foi histórico pelo inédito título do Palmeiras nos pontos corridos, pela mudança de G4 para G6, pelo primeiro rebaixamento do Internacional e pela realização de jogos às segundas-feiras. Mas ainda assim, o Brasileirão não entusiasmou os torcedores. Não por acaso, a elite nacional registrou queda significativa na média de público pagante. Segundo levantamento do Sr. Goool, a Série A foi encerrada com média de 15.188 espectadores e público total de 5.756.085 fãs. O Sr. Goool solicitou uma análise da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a queda de público, mas a entidade não quis se pronunciar.

Esta é a pior marca dos últimos três anos. Em 2015, por exemplo, a competição obteve a maior média de público desde 2009. O Brasileirão 2015 foi finalizado com média de 17.044 pagantes, enquanto o Nacional de 2014 também superou a atual edição com média de 16.555 apaixonados. A queda de público no Brasileirão, contudo, repete o que foi visto em todos os outros campeonatos do país.

Estaduais, Regionais e Nacionais sofreram com a ausência dos torcedores. A falta de jogadores de renome, a crise financeira do país, a ausência dos principais estádios do Rio de Janeiro, além do comodismo do próprio espectador contribuíram para arquibancadas vazias. Outros motivos influenciaram no aumento de lugares vazios. Se a matinê dominical, em 2015, superou os 20 mil fãs (24.465), nesta edição não passou de 17.331 torcedores. E mesmo assim obteve a segunda melhor marca entre os períodos com jogos da Série A.

O melhor desempenho foi da quinta-feira, às 21 horas (17.422). Os duelos aos sábados, às 16 horas, que voltaram ao cardápio da bola, também chegaram aos 17 mil torcedores (17.143). Estes períodos superaram até mesmo o horário nobre da bola, domingo, às 16 horas, que ficou com 16.391 fanáticos.

 Foram poucos os torcedores que se animaram a acompanhar o Brasileirão nas arquibancadas!Vitor Silva / BotafogoForam poucos os torcedores que se animaram a acompanhar o Brasileirão nas arquibancadas!
Em compensação, a intitulada segunda campeã até começou bem, mas acabou sendo um desastre. Futebol no primeiro dia útil da semana gerou média de 13.798 testemunhas. A marca lembra outro período feito sob medida para a TV. Partidas às quartas-feiras, às 21h45, tiveram média de 13.747 espectadores. Pior mesmo só domingo, às 18h30 (10.826) e às 19h30 (9.706), quarta às 19h30 (10.648) e às 21 horas (7.971) e sábado às 21 horas (12.202).

Nos pontos corridos...
A média de público do Brasileirão 2016 - 15.188 pagantes - ocupa a 6ª colocação em 14 edições dos pontos corridos. O melhor desempenho ocorreu em 2009, quando a Série A foi finalizada com média de 17.743 torcedores. Em 2007, o Brasileirão também superou a marca de 17 mil pagantes (17.461). Enquanto isso, os dois primeiros anos do formato foram os piores.

O Brasileirão de pontos corridos começou com média modesta de 10.468 espectadores e despencou para 7.556 testemunhas em 2004. Esta, aliás, é a única edição do formato com média inferior a dez mil apaixonados. Que 2017 seja muito melhor dentro e fora das quatro linhas.

Confira a média de público pagante do Brasileirão nos pontos corridos:

TEMPORADAPAGANTES
200310.468
20047.556
200513.600
200612.300
200717.461
200816.992
200917.743
201014.839
201114.322
201212.977
201314.951
201416.555
201517.044
201615.188