Portal Eventos
Notícias
Em 15 de dezembro de 2016 às 18:00

STJD muda de punição e Brasileirão termina sem jogos com portões fechados

Tal fato não acontecia na principal divisão nacional desde a temporada 2013

da Redação -

São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A foi encerrado, no último domingo, sem nenhum jogo com os portões fechados. A temporada 2013 havia sido a última sem este tipo de penalidade. As punições do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) foram diferentes em 2016. Os clubes castigados foram obrigados a atuar sem torcida em duelos fora de casa e, como mandante, tiveram setores do estádio fechados. Mas nos dois casos, houve presença de espectadores nas arquibancadas.

 Setor Norte da Arena Corinthians - ao lado esquerdo - não recebeu as torcidas organizadas por conta de punições ao clube paulista!DivulgaçãoSetor Norte da Arena Corinthians - ao lado esquerdo - não recebeu as torcidas organizadas por conta de punições ao clube paulista!
A média de público, porém, não melhorou por causa deste aspecto. O Brasileirão 2016, aliás, teve a menor marca em três anos. A média de 15.188 pagantes só supera o desempenho de 2013 (14.951), justamente o ano que passou incólume sem punições aos clubes. Em compensação, em 2014 e 2015, aconteceram vários casos de partidas com os portões fechados.

Há dois anos, por exemplo, nada menos do que cinco jogos não tiveram a presença de torcida. O Atlético Paranaense atuou quatro vezes com os portões fechados por causa da confusão, em Joinville, ante o Vasco pelo Brasileirão de 2013. Neste período, o Furacão venceu Criciúma e Botafogo, por 2 a 0, empatou sem gols com o Bahia e perdeu para o Fluminense, por 3 a 0.

Mais punições!
Já o Bahia foi punido por causa de confusões no Estádio Joia da Princesa, contra o Santos, e empatou sem gols com o Coritiba, pela 19ª rodada, sem o apoio do torcedor. Com estas cinco partidas sem público, a média do Brasileirão 2014 ficou em 16.555 fãs. No ano passado, a média da Série A pulou para 17.044 apaixonados, a melhor marca desde 2009.

Em 2015, o Brasileirão registrou seis jogos com os portões fechados. A punição do Goiás foi por causa de problemas durante o duelo contra o Figueirense em 2014. O Esmeraldino venceu o Atlético Paranaense, sem torcida, por 2 a 0, na 2ª rodada. Pela mesma rodada, o Joinville não saiu do 0 a 0 com o Palmeiras. O JEC foi punido após a briga de torcedores em confronto ante a Ponte Preta ainda pela Série B de 2014.

A Macaca também sofreu punição e, nestas duas partidas sem torcida, venceu o São Paulo, por 1 a 0, pela 2ª rodada, e derrotou a Chapecoense, por 3 a 1, pela 4ª rodada. Na 36ª rodada, o Coritiba superou o Santos, por 1 a 0, com os portões fechados em decorrência ao confronto entre torcedores de Coxa e Sport. Não por acaso, o Leão da Ilha também foi punido e empatou sem gols com o Atlético Paranaense na mesma rodada. Torcedores aprontam e quem paga é o clube.