São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A foi encerrado, no último domingo, sem nenhum jogo com os portões fechados. A temporada 2013 havia sido a última sem este tipo de penalidade. As punições do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) foram diferentes em 2016. Os clubes castigados foram obrigados a atuar sem torcida em duelos fora de casa e, como mandante, tiveram setores do estádio fechados. Mas nos dois casos, houve presença de espectadores nas arquibancadas.
Mais punições!
Já o Bahia foi punido por causa de confusões no Estádio Joia da Princesa, contra o Santos, e empatou sem gols com o Coritiba, pela 19ª rodada, sem o apoio do torcedor. Com estas cinco partidas sem público, a média do Brasileirão 2014 ficou em 16.555 fãs. No ano passado, a média da Série A pulou para 17.044 apaixonados, a melhor marca desde 2009.
Em 2015, o Brasileirão registrou seis jogos com os portões fechados. A punição do Goiás foi por causa de problemas durante o duelo contra o Figueirense em 2014. O Esmeraldino venceu o Atlético Paranaense, sem torcida, por 2 a 0, na 2ª rodada. Pela mesma rodada, o Joinville não saiu do 0 a 0 com o Palmeiras. O JEC foi punido após a briga de torcedores em confronto ante a Ponte Preta ainda pela Série B de 2014.
A Macaca também sofreu punição e, nestas duas partidas sem torcida, venceu o São Paulo, por 1 a 0, pela 2ª rodada, e derrotou a Chapecoense, por 3 a 1, pela 4ª rodada. Na 36ª rodada, o Coritiba superou o Santos, por 1 a 0, com os portões fechados em decorrência ao confronto entre torcedores de Coxa e Sport. Não por acaso, o Leão da Ilha também foi punido e empatou sem gols com o Atlético Paranaense na mesma rodada. Torcedores aprontam e quem paga é o clube.