Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 17 de dezembro de 2016 às 17:00

Copa do Brasil 2017 terá "último colocado" do Ranking Nacional da CBF

Primeira Fase do torneio nacional terá dois clubes abaixo dos 199 primeiros colocados no RNC

da Redação -

Amazonas - O Fast Clube é o pior colocado no Ranking Nacional de Clubes que irá participar da Primeira Fase da Copa do Brasil. O representante amazonense ocupa a 217ª colocação no RNC da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O ranking conta com 234 clubes, mas os últimos 18 estão ranqueados em 217º lugar com os mesmos 50 pontos. O Paulista, único campeão fora da Copa do Brasil 2017, também está nesta lista de lanternas.

O Vila Nova, integrante da Série B, será o adversário do Fast Clube na fase inicial do torneio. O jogo único acontecerá em Manaus. Em caso de empate, os goianos avançarão por causa da colocação no RNC. O Vila Nova ocupa o 44º lugar com 3.106 pontos. Além dos amazonenses, apenas mais um clube da Copa do Brasil está abaixo dos 199 primeiros colocados.

 Fast Clube ocupa a pior colocação no RNC entre os participantes da Copa do Brasil 2017!Antônio Assis / FAFFast Clube ocupa a pior colocação no RNC entre os participantes da Copa do Brasil 2017!
O Friburguense aparece na 207ª posição com 68 pontos. O representante do Rio de Janeiro terá pela frente o Oeste que tem a vantagem do empate. Os paulistas ocupam o 42º lugar no ranking. Enquanto isso, 26 clubes estão entre o 100º e o 199º lugar. Nesta lista, Rondoniense, Sete de Setembro, Sinop, São Francisco, PSTC Procopense, Brusque, São José e Osasco Audax aparecem empatados no 148º lugar com 255 pontos.

O Grêmio é o líder do Ranking Nacional de Clubes com 15.038 pontos. Os gaúchos, por disputarem a Libertadores, entrarão apenas nas oitavas de final para defender o título ganho em 2016. Entre os 80 clubes da Primeira Fase, o Corinthians ostenta a melhor colocação no RNC. O Timão, que pegará a Caldense, ocupa a 4ª colocação com 14.328 pontos.

Na Primeira Fase serão dez clubes de São Paulo, cinco do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais, quatro de Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará e Alagoas, três do Pernambuco, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Pará e Mato Grosso, dois de Maranhão, Paraíba, Sergipe, Distrito Federal, Amazonas, Acre, Piauí e Mato Grosso do Sul, e um de Espírito Santo, Tocantins, Amapá, Rondônia e Roraima.

Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Grêmio assumiu a liderança com cinco conquistas. O Cruzeiro estacionou nos quatro títulos, um a mais do que Flamengo, Corinthians e Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.

Regulamento:
A Copa do Brasil foi novamente inchada em 2017 e será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. A partir da Terceira Fase e até a semifinal, em caso de empate na pontuação, os critérios de desempate serão maior saldo de gols, maior número de gols pró no campo adversário e pênaltis.

Na final, gol fora de casa não fará diferença. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.

Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético Mineiro, Botafogo, Atlético Paranaense, Chapecoense e Grêmio), o campeão da Copa do Nordeste (Santa Cruz), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Atlético Goianiense).

O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Copa Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.