Distrito Federal - O Real jogará o Campeonato Brasiliense 2017. Este Real, evidentemente, não é o Madrid, mas tem lá sua majestade. Trata-se do velho e bom Esporte Clube Dom Pedro Bandeirante que trocou de nome. O Real será uma das novidades do Candangão. O Sr. Goool, nesta terça-feira, traz a tabela completa e o simulador de jogos. (Clique na imagem abaixo e confira tudo do Candangão 2017!)
Além do nome, o Real FC também ganhou novo escudo. A coroa, acima do distintivo, fará referência à Catedral Metropolitana de Brasília. Já o brasão no interior do escudo terá a Cruz de Brasília. Ao lado do Real, o Paranoá também conquistou o acesso. A dupla pegou as vagas dos rebaixados Planaltina e Cruzeiro.O Real irá estrear, em 4 de fevereiro, contra o Ceilândia, fora de casa. Já o Paranoá terá uma parada dura pela frente. Além de atuar longe de casa, o Paranoá irá desafiar o Luziânia, atual campeão do Candangão. Luziânia, aliás, é um dos três clubes que não têm sede no Distrito Federal.
O Luziânia, por exemplo, é de Goiás, mas como sua sede é mais próxima de Brasília do que de Goiânia, atua no Candangão. O mesmo acontece com o também goiano Formosa e o mineiro Paracatú. Enquanto isso, o clássico verde e amarelo entre Gama e Brasiliense será realizado apenas na 9ª rodada com mando de campo do Periquito.
Regulamento:
Os 12 clubes se enfrentarão em turno único na Primeira Fase. Os oito melhores colocados se classificarão para as quartas de final. Por outro lado, os dois piores colocados serão rebaixado à 2ª Divisão.
As quartas de final, semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de empate no número de pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
Campeão e vice terão vagas na Série D e na Copa do Brasil 2018. Já o 3º e o 4º colocado estarão na Copa Verde 2018.