São Paulo - A CONMEBOL inchou e mudou o regulamento da Libertadores 2017. Não por acaso, alguns jogos ainda estão indefinidos e grupos aparecem incompletos. Para facilitar a vida de todos os torcedores internautas, o Sr. Goool explicará o caminho completo destes pontos de interrogações. Tudo começa nos três jogos da Primeira Fase.
O Universitario, da Bolívia, vai encarar o uruguaio Montevideo Wanderers. O vencedor deste confronto terá pela frente o boliviano do The Strongest. Deste confronto sairá o adversário de Cerro, do Uruguai, e Unión Española, do Chile. Só depois de toda esta caminhada, o Grupo 2 será completado. Grupo que tem o cabeça de chave Santos, além de Santa Fe, da Colômbia, e Sporting Cristal, do Peru.De volta à Primeira Fase, o classificado de Deportivo Municipal, da Venezuela, e Independiente, do Equador, terá pela frente o paraguaio Olimpia. O vencedor deste confronto irá encarar Botafogo ou Colo-Colo, do Chile. Para complicar um pouco mais, quem passar deste embate cairá no Grupo 1 que tem o atual campeão Atlético Nacional, da Colômbia, Estudiantes, da Argentina, e Barcelona, do Equador.
Já o último integrante do Grupo 5, que conta com Peñarol, do Uruguai, Palmeiras e Jorge Wilstermann, da Bolívia, começará a ser conhecido dos embates da segunda etapa da Libertadores. O vencedor de Carabobo, da Venezuela, e Junior, da Colômbia, enfrentará Atlético Tucamán, da Argentina, e El Nacional, do Equador. Os vitoriosos se enfrentarão e o classificado estará no Grupo 5. Todos os outros grupos já estão completos.
Os três classificados avançarão para o segundo mata-mata que terá outros 13 clubes de todos os países da América do Sul. Novamente serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate. Em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis.
Os oito classificados disputarão mais uma eliminatória no mesmo formato. Os quatro vencedores, finalmente, estarão na fase de grupos da Libertadores, enquanto os dois melhores entre os eliminados estarão na Copa Sul-americana.
Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.
MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.
Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.