Mato Grosso do Sul - A edição 2017 do Campeonato Sul-mato-grossense colocará a bola para rolar a partir de 28 janeiro com o duelo entre Operário e União/ABC que conquistou o acesso. Mas a grande estrela será o Estádio Morenão, em Campo Grande. O principal palco do Mato Grosso do Sul poderá voltar a receber jogos após dois anos. O Sr. Goool traz a tabela completa e o simulador de jogos do Sul-mato-grossense.
O Ministério Público Federal (MPE) interditou o Morenão em outubro de 2014 e, desde então, o estádio não recebeu mais partidas. No início de dezembro de 2016, porém, o Morenão passou a ser reformado para receber novamente o Estadual. As obras devem durar até 13 de janeiro, quando a Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul (FFMS) precisa receber os laudos dos estádios.O Morenão, ao longo destas reformas, receberá a instalação de corrimãos nas escadarias e a elevação da altura dos guarda-corpos nas muretas - solicitações do Corpo de Bombeiros. O gramado também receberá melhorias e contará com as marcações no padrão FIFA (105 x 68 metros). Comercial e Operário deverão mandar seus jogos no Morenão.
Regulamento:
Os 12 clubes, divididos em dois grupos com seis times cada, se enfrentarão dentro das próprias chaves em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificarão para o mata-mata. O pior colocado de cada grupo, por outro lado, descerá para a Série B.
Nas quartas de final, semifinal, na disputa do 3º lugar e final, os rivais se enfrentarão em jogos de ida e volta. Na semifinal, o vencedor do confronto entre 1º A e 4ª B pegará o classificado entre 2ª B e 3ª A. Já o ganhador de 2ª A e 3ª B desafiará o classificado de 1ª B e 4ª A.
O campeão terá vaga na Série D do Brasileirão 2018 e na Copa do Brasil de 2018. O vice-campeão ficará com uma vaga na Copa do Brasil 2018. Já o 3º colocado terá direito de disputar a Série D 2018, enquanto o 4º colocado ficará com uma vaga na Copa Verde 2018.