Piauí - O Campeonato Piauiense manteve a longa fórmula de disputa com dois turnos e mata-mata. O Estadual do Piauí não terá nenhum clube das Séries A, B e C do Brasileirão. O que chama a atenção na disputa nordestina são os nomes de clubes como 4 de Julho, Ríver, Flamengo... O Sr. Goool traz, nesta segunda-feira, a tabela completa e o simulador do Piauiense.
Atual campeão, o Ríver é xará do clube argentino. Sem falar que o Galo, até 2016, era o único integrante do estado em uma das três principais divisões nacionais. O Ríver, porém, foi rebaixado na Série C. Enquanto isso, o Flamengo é xará do clube carioca, dono da maior torcida do Brasil.O Mengo irá estrear contra o 4 de Julho, clube que leva em seu nome a data da Independência dos EUA. O 4 de Julho, por sinal, conquistou o acesso ao lado do Comercial. A dupla pegou as vagas dos rebaixados Caiçara e Cori-Sabbá. O Comercial estreará contra o Parnahyba. Já o campeão Ríver pegará o Picos. A estreia do Estadual será em 1º de fevereiro.
Regulamento:
O Campeonato Piauiense será disputado em dois turnos com semifinais e finais. Na Taça Estado do Piauí, equivalente ao 1º Turno, os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida. Os quatro melhores colocados terão vagas no mata-mata. A semifinal será decidida em jogo único. Em caso de empate haverá prorrogação. Se a igualdade persistir, os donos das melhores campanhas avançarão à final. O mesmo acontecerá na decisão.
O 2º Turno ou Taça Cidade de Teresina terá a mesma fórmula de disputa, mas com jogos de volta. Caso um mesmo clube vença os dois turnos, será declarado campeão piauiense. Se houver dois vencedores, o Estadual será definido em dois jogos. Em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, o clube de melhor campanha em todo o campeonato será declarado campeão.
O campeão terá vagas na Série D, na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste 2018. O vice-campeão irá garantir vagas na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil 2018. Enquanto isso, os dois piores clubes em todo o campeonato serão rebaixados para a 2ª divisão.