Portal Eventos
Notícias
Em 28 de dezembro de 2016 às 09:55

"Garotão" e cinquentões comandaram os campeões das Séries A, B, C e D em 2016

Felipe Surian é o mais novo do quarteto e ainda deu a volta olímpica de forma invicta

da Redação -

São Paulo - Cuca, Marcelo Cabo, Ney da Matta e Felipe Surian fizeram história com seus inéditos títulos nas Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, respectivamente. Enquanto os três primeiros estão na casa dos 50 anos, Surian é o novato da turma com apenas 35 anos. Mesmo assim o mineiro de Juiz de Fora foi campeão da Série D de forma invicta com o Volta Redonda.

Ex-zagueiro, Felipe Surian começou a carreira no Tupi. Ele também passou por Anápolis, Caldense e Villa Nova até desembarcar no Voltaço. Foram dez vitórias e seis empates, além de 29 gols a favor e oito contra. Aproveitamento de 75%, o segundo melhor em toda a história da competição. O próximo desafio do jovem treinador será no América de Natal, rebaixado à Série D.

 Marcelo Cabo fez história no Atlético Goianiense com o acesso à Série A e o inédito título da Série B!Lucas Figueiredo / CBFMarcelo Cabo fez história no Atlético Goianiense com o acesso à Série A e o inédito título da Série B!
Marcelo Cabo é o segundo mais jovem entre os treinadores campeões. Natural do Rio de Janeiro, ele tem 50 anos e foi bastante criticado em sua contratação pelo Atlético Goianiense. Mas Marcelo Cabo deu a volta por cima e, não só obteve o acesso à Série A, com ainda conquistou o inédito título da Série B com 22 triunfos, dez empates e seis derrotas, além de 60 gols a favor e 35 contra. Aproveitamento de 66,7%. Além de clubes brasileiros, Marcelo Cabo também esteve na Arábia Saudita e no Kuwait.

Se Marcelo Cabo seguirá no Atlético Goianiense, Ney da Matta trocou o campeão Boa Esporte pelo vice Guarani. O mineiro de Ipatinga tem 51 anos e coleciona diversas camisas desde que começou a carreira em 1998. O título na Série C, porém, foi inédito. Ney da Matta obteve 14 vitórias, sete empates e três derrotas, além de 37 gols a favor e 13 contra. Aproveitamento de 68,1%.

Já Cuca é o mais experiente do quarteto, tanto em idade (53), como em títulos. É verdade que o Brasileirão pelo Palmeiras foi o primeiro nacional da sua carreira, mas o paranaense de Curitiba contabiliza Estaduais e até mesmo a Libertadores de 2013 pelo Atlético Mineiro. Ex-atacante, Cuca iniciou a carreira de técnico em 1998. Após o título da Série A, ele se desligou do Palmeiras por motivos pessoais. A inédita conquista teve 24 triunfos, oito empates e seis derrotas, além de 62 tentos a favor e 32 contra. Aproveitamento de 70,2%.

Confira os técnicos campeões das Séries A, B, C e D do Brasileirão 2016:

TÉCNICOCAMPEÃOIDADE
CucaPalmeiras-SP53 anos
Marcelo CaboAtlético Goianiense-GO50 anos
Ney da MattaBoa Esporte-MG51 anos
Felipe SurianVolta Redonda-RJ35 anos