São Paulo - Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo são os únicos estados com representantes nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro de 2017. A novidade nesta lista é catarinense. Santa Catarina não foi representada na Série C desta temporada, mas voltará a ter clube no terceiro escalão nacional após a queda do Joinville na Série B.
Enquanto isso, o Criciúma ganhará o reforço do Figueirense no segundo escalão nacional. Já a Chapecoense terá a seu lado o Avaí na Série A. Elite nacional, aliás, que contará apenas com o Sport como representante pernambucano. O Santa Cruz foi rebaixado e se juntará ao Náutico na Série B. O Salgueiro, por sua vez, segue na Série C.
A Série C pode ter perdido os rebaixados Portuguesa e Guaratinguetá, além do vice-campeão Guarani, mas segue com Botafogo, Mogi Mirim e ainda ganhou a presença do Bragantino. Braga que deixou o Oeste isolado na Série B. Na Série A nada de mexida. Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo continuam sendo os paulistas da elite.
As Séries A, B e C de 2017 terão clubes de 17 estados. Apenas Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Piauí não contarão com clubes em uma das três principais divisões do Brasileirão.