Pernambucano - O Campeonato Pernambucano terá início nesta quarta-feira, 4 de janeiro. Este será o primeiro Estadual a colocar a bola para rolar em 2017. A disputa em Pernambuco, porém, irá estourar o calendário proposto pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade nacional garantiu 18 datas aos Estaduais, mas o Pernambucano terá 21.
"As competições estaduais poderão ser realizadas dentro de 18 datas compreendidas entre os dias 29 de janeiro e 7 de maio, sendo 15 delas nos finais de semana e 3 no meio da semana. Em relação ao calendário publicado em julho, a data para a final dos estaduais foi adiada em uma semana", sentenciou a entidade máxima do futebol brasileiro.
A Primeira Fase do Campeonato Pernambucano terá sete datas entre 4 de janeiro e 25 de janeiro. A luta contra a degola e pelo título começará em 29 de janeiro, data estipulada pela CBF para o início dos principais Estaduais do país. Tanto o Hexagonal da Permanência, como o Hexagonal do Título no Pernambucano terão dez datas e irão até 9 de abril. A competição nordestina ainda terá semifinal, disputa pelo 3º lugar e final. São mais quatro datas até 7 de maio.
Abertura!
A 1ª rodada do Estadual de Pernambuco terá Flamengo, que conquistou o acesso, e Belo Jardim, às 16 horas (horário de Brasília). À noite, às 21 horas, o Vitória enfrentará o América, enquanto o Salgueiro pegará o Serra Talhada. Já o Atlético Pernambucano receberá o Afogados, que subiu de divisão. O Central, por sua vez, folgará na rodada inicial. Os três primeiros colocados irão enfrentar Náutico, Santa Cruz e Sport no Hexagonal do Título, enquanto os outros seis clubes lutarão contra o rebaixamento.
Regulamento:
Na Primeira Fase, os nove clubes serão distribuídos em três grupos com três times cada. Os clubes enfrentarão apenas os rivais dos outros dois grupos em turno único. O melhor colocado de cada um dos três grupos se juntará a Náutico, Santa Cruz e Sport no Hexagonal do Título. Enquanto isso, os outros clubes disputarão o Hexagonal da Permanência.
Na luta contra o rebaixamento, os clubes jogarão todos contra todos em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à Série A2.
No Hexagonal do Título, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados avançarão ao mata-mata. A semifinal, a disputa do 3º lugar e a final serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de empate no número de pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
Os três melhores colocados da Primeira Fase estarão classificados à Série D 2018. Os três primeiros colocados terão vagas na Copa do Nordeste e Copa do Brasil 2018.