São Paulo - Atlético Paranaense, Bahia, Botafogo, Coritiba, Guarani e São Paulo já foram campeões do Campeonato Brasileiro da Série A, mas jamais ganharam a Copa do Brasil. Do sexteto, apenas o Bugre não terá a chance de encerrar este jejum. O Guarani está fora da edição 2017 da Copa do Brasil. Furacão e Botafogo, por outro lado, entrarão direto nas oitavas de final, uma vez que jogarão a Libertadores. Já Bahia, Coritiba e São Paulo terão partidas logo na Primeira Fase.
Seis vezes campeão do Brasileirão, sendo três seguidas nos pontos corridos entre 2006 e 2008, o São Paulo iniciará sua caminhada no segundo torneio nacional mais importante do país contra o Moto Club, em São Luís. O clube maranhense está animado com o título estadual e com o acesso na Série D do Brasileirão. A Copa do Brasil 2017 tem novo regulamento. Nas duas primeiras fases, haverá apenas um jogo. Na fase inicial, em caso de empate, o São Paulo avançará.
Campeão brasileiro em 2001, o Atlético Paranaense também acumula um vice na Copa do Brasil, em 2013, diante do Flamengo. O Botafogo foi outro que ficou no quase, em 1999, contra o Juventude. O Glorioso foi campeão do Brasileirão em 1995. Já o Guarani faturou o título nacional em 1978, mas jamais chegou perto do troféu da Copa do Brasil. Todos os outros campeões da Série A, porém, já venceram o segundo torneio nacional mais importante do país.
Campeões!
Regulamento:
A Copa do Brasil foi novamente inchada em 2017 e será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. A partir da Terceira Fase e até a semifinal, em caso de empate na pontuação, os critérios de desempate serão maior saldo de gols, maior número de gols pró no campo adversário e pênaltis.
Na final, gol fora de casa não fará diferença. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético Mineiro, Botafogo, Atlético Paranaense, Chapecoense e Grêmio), o campeão da Copa do Nordeste (Santa Cruz), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Atlético Goianiense).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Copa Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.