Paraíba - A edição 2017 do Campeonato Paraibano terá início, neste sábado, com cobertura total do Sr. Goool. Treze e Atlético Cajazeirense se enfrentarão no Estádio Amigão, em Campina Grande. Entre os 17 estados com representantes nas Séries A, B ou C do Brasileirão, apenas três não terão confrontos de clubes das principais divisões nacionais em seus Estaduais. A Paraíba é um desses estados, assim como Rio Grande do Norte e Sergipe.
O Botafogo será o único representante paraibano nos três principais escalões do Brasileirão. O Belo irá estrear contra o Internacional no domingo, às 17 horas (horário de Brasília). Neste mesmo dia e horário, o Auto Esporte enfrentará o CSP, o Paraíba desafiará o Sousa, enquanto o atual bicampeão Campinense receberá o Serrano.Se o Botafogo é o solitário paraibano nas Séries A, B e C, o ABC defenderá as cores do Rio Grande do Norte. O Mais Querido ficou sozinho após a queda do rival América de Natal para a Série D. Já o Confiança segue sendo a única força do Sergipe. O clube de Aracaju jogará a Série C. Todos os outros 14 estados com clubes nas Séries A, B e C terão confrontos nos Estaduais entre clubes destas divisões nacionais.
Jeitinho paraibano!
O Campeonato Paraibano, assim como o Pernambucano, irá estourar o calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade nacional reservou para os Estaduais "18 datas compreendidas entre os dias 29 de janeiro e 7 de maio". Para se ter uma ideia, só a Primeira Fase do Estadual da Paraíba terá 18 rodadas. Depois serão mais duas datas para as semifinais e outras duas para a final.
Regulamento:
O líder e o vice-líder terão a vantagem de decidir em casa nas semifinais. Enquanto o 1º colocado pegará o 4º, o 2º enfrentará o 3º. Em caso de empate nos pontos e saldo de gols, os melhores colocados na Primeira Fase avançarão à final.
A final também será de ida e volta e o clube com a melhor campanha em todo o Estadual terá a vantagem de decidir em casa e jogar por dois resultados iguais.
Campeão e vice terão vagas na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Brasileirão de 2018.