São Paulo - Oito clubes disputarão o "esquenta", a "preliminar" e ficarão fora do "prato principal", do "filé mignon" do futebol brasileiro. Oito clubes estarão nos regionais da Copa da Primeira Liga, da Copa do Nordeste e da Copa Verde, mas não jogarão a Copa do Brasil em 2017. A maioria dos ausentes estará na Copa Verde que reúne clubes do Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Na Copa da Primeira Liga, por sua vez, a única ausência é do Brasil. Os gaúchos não jogarão a Copa do Brasil. O clube de Pelotas está no Grupo A da Copa da Primeira Liga ao lado de Fluminense, Criciúma e Internacional, adversário de estreia do Rubro-negro. A ausência na Copa do Nordeste também é única.
Dos 20 clubes nordestinos, só o Juazeirense não estará no torneio de mata-mata nacional. O clube baiano aparece no Grupo C da Copa do Nordeste ao lado de Sport, Sampaio Corrêa e Ríver, adversário de estreia em 26 de janeiro, em Teresina. Todos os outros participantes dos três Regionais, porém, também terão que se dividir com a Copa do Brasil.