Santa Catarina - O Campeonato Catarinense começou em 1924, depois do Gauchão (1919) e Paranaense (1915), mas mesmo assim os catarinenses têm a maior diversidade de cidades campeãs entre os estados do Sul. Ao todo, clubes de 11 cidades já venceram, ao menos, uma vez o Estadual de Santa Catarina. A capital Florianópolis é a recordista com 35 títulos.
Chapecó, contudo, é a atual campeã. A cidade da Chapecoense acumula cinco títulos e ocupa a 4ª colocação. Joinville aparece na vice-liderança (22), enquanto Criciúma tem 14 voltas olímpicas. Itajaí (3), Brusque (3), Tubarão (3) e Blumenau (2) são as outras cidades com mais de um título estadual. Já Lages, São Francisco do Sul e Videira festejaram uma vez cada.
Apesar da boa representatividade, poucas cidades ousaram tomar o lugar mais alto da capital Curitiba. São 92 títulos. Para se ter uma ideia, Londrina ocupa a vice-liderança com míseras quatro voltas olímpicas, uma a mais do que Maringá. Ponta Grossa, Paranavaí, Telêmaco Borba, Cascavel, Irati e Cornélio Procópio, por outro lado, tem um título cada.
Os paranaenses só superam os gaúchos. Seis cidades do Rio Grande do Sul foram campeãs do Gauchão. A capital Porto Alegre lidera com folga - 83 conquistas. Pelotas, Bagé e Rio Grande aparecem na vice-liderança com três títulos cada. Caxias do Sul tem dois, enquanto Santana do Livramento foi campeã uma vez. Em 2017, o Gaúchão contará com clubes de Pelotas, Caxias do Sul, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Rio Grande, Veranópolis e Erechim.