Rio de Janeiro - O Sudeste, em relação às cidades campeãs pelos Campeonatos Estaduais, é a região mais elitista do país. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo têm baixíssimas adesões das cidades quando o assunto é volta olímpica. Para se ter uma ideia, no Cariocão apenas o Rio de Janeiro festejou com seus clubes. E lá são 117 edições do Estadual.
O Flamengo é o recordista com 33 conquistas, duas a mais do que o rival Fluminense. O Vasco, porém, é o atual bicampeão e acumula 24 títulos, quatro a mais do que o Botafogo. Além dos chamados grandes, América (7), Bangu (2), São Cristóvão (1) e Paissandu (1) também garantiram festa para a capital do estado.
Capitais na frente!
Por fim, São Paulo é o estado mais democrático entre a elitista região Sudeste. Mas não há motivos para comemorar. Só seis cidades do estado paulista festejaram, ao menos, um título. A capital, apesar da seca vinda desde 2013, é a recordista no quesito com 99 títulos.
Atual bicampeã, Santos já tem 22 conquistas. Há ainda os títulos de Itu (2), São Caetano do Sul (1), Bragança Paulista (1) e Limeira (1). No final do mês de janeiro e início de fevereiro começará mais uma batalha entre capital e interior.