Portal Eventos
Paraense 1ª Divisão
Em 12 de janeiro de 2017 às 16:45

Cidades do Norte também têm "restrição" a títulos nos Campeonatos Estaduais

Pará, estado mais forte entre os nortistas, tem apenas três cidades com títulos

da Redação -

Pará - O Norte é mais uma região com poucas cidades campeãs em seus Campeonatos Estaduais. O Pará, estado mais forte entre os nortistas, tem apenas três cidades com títulos. Para se ter uma ideia, até 2011, apenas Belém acumulava conquistas no Paraense. Já são 102 voltas olímpicas, sendo 46 do Paysandu, 44 do Remo, dez do Tuna Luso e dois do União Sportiva. Apenas Tucuruí, em 2011, e Cametá, em 2012, quebraram a sequência da capital.

 Paysandu, atual campeão, deu o título de número 102 para a capital Belém no Paraense!Fernando Torres / PaysanduPaysandu, atual campeão, deu o título de número 102 para a capital Belém no Paraense!
O Amazonas segue pelo mesmo caminho. A capital Manaus aparece com 95 títulos estaduais. O Fast Clube é o atual campeão. Enquanto isso, Itacoatiara soma duas conquistas, uma a mais do que as cidades de Manacapuru, Coari e Rio Preto da Eva. O Princesa do Solimões, de Manacapuru, foi o último clube de fora da capital a vencer o Amazonense, em 2013.

A pior situação, porém, é do Amapá. Entre os 14 clubes campeões, só Santana e Aliança não são da capital Macapá. A dupla da cidade de Santana ostenta oito títulos, ante 63 de Macapá. Desde 1995 não há um campeão de fora da capital. O Santos é o atual tetracampeão amapaense. Cenário parecido vive o Estadual de Roraima.

Melhora...
No Roraimense três cidades gritaram "é campeão". A capital Boa Vista lidera com folga. Já são 65 comemorações no Estadual. São Luiz de Anauá e Caracaraí são as outras cidades que ousaram ficar no alto do pódio. O Náutico, aliás, foi uma vez campeão por Caracaraí e duas pela capital Boa Vista.

Em Rondônia, a situação melhora em comparação aos outros estados do Norte. São sete cidades campeãs. Porto Velho lidera com 47 conquistas, enquanto Ji-Paraná tem 12. Vilhena (5), Ariquemes (2), Cocoal (2), Espigão d'Oeste (1) e Guajará-Mirim (1) são as outras cidades com voltas olímpicas.

O recorde, contudo, vem do jovem Tocantins. A capital Palmas e Gurupi puxam a fila com seis títulos cada. Tocantinópolis aparece com quatro conquistas, enquanto Interporto, Colinas do Tocantins e Araguaína têm três. Paraíso do Tocantins aparece com duas voltas olímpicas. Há ainda Alvorada e Miracema do Tocantins com um título cada.