Portal Eventos
Carioca Série A
Em 15 de janeiro de 2017 às 01:57

Seis Estaduais passarão por cima da CBF e desrespeitarão o calendário oficial de 2017

Há ainda a possibilidade de outros Estaduais estourarem o calendário da entidade nacional

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em novembro passado, divulgou o calendário oficial do futebol brasileiro para a temporada 2017. "As competições estaduais poderão ser realizadas dentro de 18 datas compreendidas entre os dias 29 de janeiro e 7 de maio", determinou a entidade nacional. Mas seis Federações, segundo levantamento do Sr. Goool, irão desrespeitar a norma da CBF. A entidade gerida por Marco Polo Del Nero, contudo, não quis comentar.

 Federações desrespeitarão o calendário oficial de 2017 formulado pela CBF, do presidente Marco Polo Del Nero!Rafael Ribeiro / CBFFederações desrespeitarão o calendário oficial de 2017 formulado pela CBF, do presidente Marco Polo Del Nero!
O Campeonato Carioca, por exemplo, será o mais longo de todos os Estaduais. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) utilizará nada menos do que 23 datas. O Cariocão 2017 começou na última quarta-feira, 11 de janeiro, e irá até 7 de maio. A Primeira Fase, com cinco datas, não contará com os chamados grandes. A FERJ, em contato com o Sr. Goool, defendeu seu modelo de disputa e ainda tentou garantir que o formato estava dentro das datas estabelecidas pela CBF.

"O campeonato está adequado às datas da CBF em sua fase principal. As 23 datas referidas compreendem também a fase inicial, preliminar. A FERJ segue o calendário nacional. Nós entendemos que o formato com 12 clubes na fase principal, composta por Taça Guanabara, Taça Rio e final do campeonato, é o melhor modelo a ser seguido. Ter mais datas não atrapalha o planejamento. Os clubes aprovaram este regulamento por unanimidade em reunião do Conselho Arbitral e todos jogarão um mínimo de 11 partidas", declarou a FERJ, por meio da assessoria, ao Sr. Goool.

Fora do calendário!
O Estadual Paraibano, que começou há uma semana, também vai além do bom senso. A Federação Paraibana de Futebol (FPF) prolongará a disputa por 22 datas, uma a mais do que os também nordestinos Pernambucano - em andamento desde 4 de janeiro - e Sergipano - iniciado neste sábado. A Federação Pernambucana de Futebol (FPF), assim como a FERJ, utiliza do malabarismo das palavras para defender seu formato e tentar fazê-lo caber dentro do enxuto calendário da CBF.

"Na verdade a FPF não utiliza 21 datas. Realizamos o 1º turno com o máximo de equipes do interior, pois, o objetivo é manter empregos, clubes em atividade etc. Três equipes se classificam para disputar o Hexagonal do Título com os três grandes (Náutico, Santa Cruz e Sport). Ou seja, temos o menor Campeonato Estadual. Os grandes viajam ao interior apenas três vezes, razão pela qual só jogam em bons gramados. Também conseguimos dar calendário aos pequenos que jogam entre si e se privilegia a meritocracia daqueles que se saírem melhor, valorizando a disputa com os grandes", argumentou a entidade pernambucana.

 Federação Pernambucana, de Evandro Carvalho, tentou até cortar parte do Estadual para justificar as datas extras!Marlon Costa / FPFFederação Pernambucana, de Evandro Carvalho, tentou até cortar parte do Estadual para justificar as datas extras!
Ainda no Nordeste, o Campeonato Alagoano terá 19 datas, assim como o Goianão, do Centro-Oeste. "A FGF tem por costume cumprir o calendário do futebol brasileiro. Neste ano de 2017 será repetida a fórmula de disputa da temporada passada em respeito ao Estatuto do Torcedor, que prevê que o modelo escolhido deve ser mantido por dois anos. Por esse motivo, a competição será disputada em 19 datas, como já era de conhecimento prévio dos clubes. Vale ressaltar também, que apesar de a competição ser disputada em 19 datas, os clubes que chegarem à final do Campeonato Goiano irão realizar um total de 18 jogos, tendo em vista que todos os participantes terão uma rodada de folga no Terceiro Turno", explicou a Federação Goiana de Futebol (FGF) ao Sr. Goool.

Além da conta?

Há ainda a possibilidade de outros Estaduais estourarem o calendário da CBF. São casos em que o Estadual pode ter campeões diferentes no turno e no returno. Neste cenário, haveria uma final com mais duas datas com os campeões dos turnos. Entre os Estaduais com esta possibilidade estão os de Santa Catarina (de 18 a 20 datas), Piauí (de 18 a 20 datas) e Rio Grande do Norte (de 18 a 20 datas).

Enquanto isso, 12 Estaduais não utilizarão as 18 datas separadas pela CBF. O Maranhense também poderá entrar nesta lista. O Estadual do Maranhão será disputado entre 16 e 18 datas, dependendo dos campeões dos turnos. O Tocantinense, por sua vez, terá o menor número de datas, apenas dez. Já as Federações do Amapá e Amazonas ainda não divulgaram as tabelas e os regulamentos dos Estaduais 2017.

Confira a quantidade de datas dos Campeonatos Estaduais 2017:

ESTADUAISDATAS
Acreanode 12 a 14
Alagoano19
Baiano15
Brasiliense17
Capixaba13
Carioca23
Catarinensede 18 a 20
Cearensede 15 a 17
Gaúcho17
Goiano19
Maranhensede 16 a 18
Mato-grossense14
Mineiro15
Paraense14
Paraibano22
Paranaense17
Paulista18
Pernambucano21
Piauiensede 18 a 20
Potiguarde 18 a 20
Rondoniense18
Roraimensede 12 a 13
Sergipano21
Sul-mato-grossense16
Tocantinense10