São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) inchou a Copa do Brasil com 91 clubes e estendeu o torneio nacional por longas oito fases. Não por acaso, o campeão de 2017 poderá repetir o Flamengo de 2013 e realizar o maior número de partidas até o título. O clube que entra na competição desde o início fará 14 jogos até a decisão. É verdade que nas duas primeiras fases serão duelos únicos, mas nas outras seis, o clube terá que realizar os confrontos de ida e volta.
Apenas os integrantes da Libertadores - classificados através do Brasileirão (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético Mineiro, Botafogo e Atlético Paranaense), a campeã da Copa Sul-americana (Chapecoense), o campeão da Copa do Brasil (Grêmio), o campeão da Copa do Nordeste (Santa Cruz), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Atlético Goianiense) - fariam menos partidas por entrarem já nas oitavas de final (oito ao todo).
Os outros 80 clubes, contudo, repetirão a maratona do Flamengo de quatro anos atrás. Na Copa do Brasil de 2013, o Rubro-negro não conseguiu eliminar os jogos de volta nas fases inciais e foi campeão com 14 partidas. Na Primeira Fase, o Mengo venceu o Remo, em Belém, por 1 a 0, e só avançou de fase com os 3 a 0 no Rio de Janeiro. Na Segunda Fase foram dois triunfos, por 2 a 1, ante o Campinense. Já nas outras fases era obrigatório os confrontos de ida e volta. Foram 11 vitórias, dois empates e uma derrota.
Em 2000, o Cruzeiro também sofreu para garantir a Copa do Brasil. A Raposa realizou 13 partidas. O clube mineiro não eliminou a partida de volta contra o Gama na Primeira Fase. Pelo menos, se livrou do segundo duelo ante o Paraná ao vencer em Curitiba, por 2 a 0, na Segunda Fase. Em 2015, o Palmeiras também fez 13 partidas até o título. O Verdão eliminou logo de cara o Vitória da Conquista na Primeira Fase, mas enroscou no Sampaio Corrêa na Segunda Fase (empate na ida e vitória na volta).
Enquanto isso, Atlético Mineiro e Grêmio são os campeões com o menor número de jogos realizados na Copa do Brasil. A CBF permitiu, a partir de 2013, que os clubes da Libertadores não só disputassem o torneio nacional como ainda entrassem já nas oitavas de final. Com esta mãozinha, Galo e Tricolor precisaram de apenas oito jogos até o título em 2014 e 2016, respectivamente.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, o Grêmio assumiu a liderança com cinco conquistas. O Cruzeiro estacionou nos quatro títulos, um a mais do que Flamengo, Corinthians e Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.
Regulamento:
A Copa do Brasil foi novamente inchada em 2017 e será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. A partir da Terceira Fase e até a semifinal, em caso de empate na pontuação, os critérios de desempate serão maior saldo de gols, maior número de gols pró no campo adversário e pênaltis.
Na final, gol fora de casa não fará diferença. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético Mineiro, Botafogo, Atlético Paranaense, Chapecoense e Grêmio), o campeão da Copa do Nordeste (Santa Cruz), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Atlético Goianiense).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Copa Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.