São Paulo - O Real Madrid, no último domingo, poderia ter disparado na liderança da La Liga e aumentado ainda mais a sua invencibilidade. Mas o futebol adora pregar peças. Não por acaso, o clube merengue foi derrotado, de virada, pelo Sevilla, por 2 a 1, e ainda viu o rival diminuir a diferença para um ponto. Sem falar que os madrilenhos perderam a invencibilidade de 40 jogos. Agora, só o alemão Hoffenheim segue sem perder nos seis principais campeonatos da Europa.
O time do técnico Zidane não sentia o gosto amargo da derrota desde o longínquo 6 de abril de 2016, quando havia caído ante o Wolfsburg, por 2 a 0, na Alemanha, pela partida de ida das quartas de final da UEFA Champions League. De lá para cá tinham sido 30 vitórias e dez empates. Deste total, 16 partidas (12 triunfos e quatro empates) eram pelo Campeonato Espanhol. Agora, o Real Madrid entra para a longa lista de clubes derrotados.
Pela Bundesliga, o Hoffenheim não perde desde a última rodada da temporada passada. Em 14 de maio de 2016, o clube foi atropelado, em casa, pelo Schalke 04, por 4 a 1. Desde então, nenhuma vitória. Até o líder Bayern de Munique já caiu nesta temporada. O atual campeão foi derrotado pelo Borussia Dortmund, fora de casa. Os clubes das outras Ligas também acumulam tropeços.
O líder Chelsea tem três derrotas, uma a mais do que Tottenham e Liverpool, seus perseguidores mais próximos na Premier League. Na Lega Serie A, a líder Juventus sofreu seu quarto tropeço. O Napoli, 3º colocado, é o clube italiano que menos perdeu (3). Enquanto isso, o Nice caiu só uma vez na Ligue 1, contra três do novo líder Monaco. Na Primeira Liga, Benfica e Porto - líder e vice-líder, respectivamente - foram derrotados em uma única vez.