Alagoas - O Campeonato Alagoano 2017 será aberto neste sábado. Entre os dez clubes, há sete representantes do interior. Mas ainda assim, a capital leva ampla vantagem na quantidade de títulos. É a eterna rivalidade entre os clubes dos pequenos e grandes centros. No primeiro dia de Estadual de Alagoas, por exemplo, só o CSA representará Maceió. O rival Murici, por sua vez, é da cidade homônima, enquanto o Miguelense tem sede em São Miguel dos Campos e o Coruripe, de Coruripe.
Mas nas voltas olímpicas, o CSA já acumula 37 títulos, apesar da seca se arrastar desde 2008. O Miguelense só tem o vice de 1999. Enquanto isso, o Murici foi campeão em 2010 e o Coruripe é o último vencedor do interior no Alagoano. O Hulk, dono de três voltas olímpicas, levou o troféu pela última vez em 2014.Mas o atual bicampeão é o CRB, outro clube da capital. O Galo irá estrear no domingo ante o CSE, de Palmeira dos Índios. O outro clube de Maceió é o Sete de Setembro, adversário do Santa Rita, de Boca da Mata. O interior ainda terá o duelo entre ASA, de Arapiraca, e CEO, de Olho d'Água das Flores. Enquanto a capital ostenta 72 títulos, o interior aparece com 14 conquistas.
Dos dez clubes, além dos já mencionados, o ASA também já gritou "é campeão". O Fantasma tem sete voltas olímpicas, sendo a última em 2011. O clube de Arapiraca é o terceiro maior campeão de Alagoas. Se o CSA lidera, o CRB aparece na vice-liderança com 29 títulos.
Regulamento:
Os dez clubes serão divididos na Primeira Fase em dois grupos com cinco times cada. Em jogos de ida e volta, os clubes do Grupo A vão encarar os rivais do Grupo B. Os três melhores colocados de cada grupo se classificarão para o Hexagonal. Os dois últimos colocados de cada grupo, porém, terão que disputar o Quadrangular da Permanência.
No Quadrangular da Permanência, os quatro clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à 2ª divisão. No Hexagonal, os clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os quatro melhores colocados se classificarão para o mata-mata.
As semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de empate, os critérios serão melhor saldo de gols e melhor campanha no Hexagonal. Na final, o dono da melhor campanha em todo o Estadual poderá decidir em casa. Os critérios de desempate serão melhor saldo de gols, prorrogação e pênaltis. Campeão e vice terão vagas na Copa do Nordeste, Série D e Copa do Brasil 2018. Haverá ainda disputa de 3º lugar com os mesmos critérios da final. O vencedor terá vaga na Copa do Brasil 2018.