Alagoas - O Campeonato Alagoano 2017 começará neste sábado, mas o ASA estreará só no domingo, às 17 horas (horário de Brasília), contra o CEO no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. O Fantasma, aliás, iniciará o Estadual já com um jejum a ser quebrado. O Alvinegro não vence na competição há sete jogos, sendo cinco derrotas e dois empates.
No Estadual 2016, o ASA ficou fora do mata-mata. O clube alagoano, aliás, amargou a lanterna do Hexagonal com dois empates e três derrotas. Antes, nos últimos dois jogos da Primeira Fase houve outras duas derrotas. Um dos clubes de Alagoas na Série C do Brasileirão, o ASA venceu pela última vez no Alagoano em 2 de março, quando bateu o Penedense, por 3 a 1.Apesar do mau momento, o ASA é um dos cinco campeões que estarão na edição 2017 do Estadual. O Fantasma tem sete voltas olímpicas, sendo a última em 2011. O clube de Arapiraca é o terceiro maior campeão de Alagoas - atrás de CSA e do atual bicampeão CRB.
Regulamento:
Os dez clubes serão divididos na Primeira Fase em dois grupos com cinco times cada. Em jogos de ida e volta, os clubes do Grupo A vão encarar os rivais do Grupo B. Os três melhores colocados de cada grupo se classificarão para o Hexagonal. Os dois últimos colocados de cada grupo, porém, terão que disputar o Quadrangular da Permanência.
No Quadrangular da Permanência, os quatro clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à 2ª divisão. No Hexagonal, os clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os quatro melhores colocados se classificarão para o mata-mata.
As semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de empate, os critérios serão melhor saldo de gols e melhor campanha no Hexagonal. Na final, o dono da melhor campanha em todo o Estadual poderá decidir em casa. Os critérios de desempate serão melhor saldo de gols, prorrogação e pênaltis. Campeão e vice terão vagas na Copa do Nordeste, Série D e Copa do Brasil 2018. Haverá ainda disputa de 3º lugar com os mesmos critérios da final. O vencedor terá vaga na Copa do Brasil 2018.