Santa Catarina - O Almirante tentará escapar do Tubarão para chegar ao Avaí e se deliciar com a Figueira. Calma! Não é nenhum conto das profundezas do mar. É apenas o Campeonato Catarinense e seus clubes que iniciarão a disputa pelo título de 2017 já neste sábado. E a abertura do Estadual de Santa Catarina terá o clássico entre interior e capital. O Criciúma receberá o Avaí no Heriberto Hulse, às 17 horas.
Da mesma forma que este Avaí é sem "h", as figueiras nada mais são do que o Figueirense. A estreia do maior campeão estadual será ante o Brusque, também no sábado, às 19h30, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Mas todos estarão de olho nos duelos de domingo, principalmente, aquele marcado para Chapecó.A Chapecoense começará a defesa do título contra o Inter de Lages. Reconstruída, mas ainda com dor pelo acidente que vitimou quase todo o seu time, a Chape tentará o seu primeiro bicampeonato. E o dia nobre da bola também terá duas novidades. O Almirante Barroso, que tem o escudo parecido ao do Corinthians, ficará frente a frente ante o Joinville, na seca desde 2001. Já o Tubarão tentará abocanhar o Metropolitano.
Regulamento:
A Primeira Fase do Catarinense contará com dez clubes e será dividida em Turno e Returno. No Turno, os clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida e aquele que somar o maior número de pontos será declarado campeão. O mesmo acontecerá no Returno com os jogos da volta. Na classificação geral, na somatória de pontos, os dois piores colocados serão rebaixados à Série B.
Caso um mesmo clube vença os dois turnos, será declarado campeão estadual. Mas se os turnos tiverem campeões diferentes, haverá uma final entre estes times para definir o vencedor de 2017. Neste caso, o dono da melhor campanha na somatória do turno e do returno terá a vantagem de decidir em casa e de jogar por dois resultados iguais.
Se não houver a possibilidade da realização da final com dois jogos por falta de datas, o título será definido em partida única. Nesta hipótese será considerado campeão o clube vencedor do jogo único. Em caso de empate, o campeão será o dono da melhor campanha, ou seja, o mandante desta partida única.
O campeão, o vice e o 3º colocado garantirão vagas na Copa do Brasil 2018. Os três melhores colocados do Estadual, desconsiderando aqueles garantidos nas Séries A, B e C, terão vagas na Série D do Brasileirão 2018.