Pará - O Paysandu, neste sábado, às 19h30 (horário de Brasília), abrirá o Campeonato Paraense diante do Castanhal no Estádio da Curuzu, em Belém, ainda embalado pelo título de 2016. Afinal, o Papão começará a edição 2017 com invencibilidade de 12 jogos. Sim! O Bicolor foi campeão invicto no ano passado e chega para esta temporada com o histórico de seis vitórias e seis empates. O último tropeço do Papão foi na final de 2015 ante o rival Remo (2 a 1).
Além de tentar manter a invencibilidade, o Paysandu também buscará dar o primeiro passo até o bicampeonato. Maior campeão do Pará com 46 títulos, o Papão não faz a dobradinha desde os títulos de 2009 e 2010. O Remo, por sua vez, foi bicampeão em 2014 e 2015. O Leão acumula 44 voltas olímpicas.A estreia do Remo será só no domingo, no Mangueirão, contra o Cametá. O rival da cidade homônima, aliás, foi o último campeão do interior no elitista Estadual Paraense. O Cametá festejou o título em 2012, um ano depois da conquista do Independente. Só estes quatro clubes, entre os participantes do Estadual 2017, já foram campeões paraenses.
Regulamento:
Os dez clubes serão divididos em dois grupos com cinco times cada. Em duelos de ida e volta, os clubes do Grupo A1 pegarão os rivais do Grupo A2. Os dois melhores de cada grupo estarão classificados à semifinal. O lanterna de cada grupo, por outro lado, será rebaixado à 2ª divisão.
No mata-mata - semifinal (1º do Grupo A1 x 2º Grupo A1 e 1º do A2 x 2º A2), disputa do 3º lugar e final -, em caso de empate no número de pontos e saldo de gols, a disputa será nos pênaltis.
Os três primeiros colocados terão vagas na Copa do Brasil 2018. O campeão ainda terá vagas na Copa Verde e Série D. O vice também terá vaga na Série D.