Portal Eventos
UEFA Champions League
Em 13 de fevereiro de 2017 às 17:00

UEFA Champions League volta com cinco líderes, mas também com clube perto da degola

Bayer Leverkusen e, principalmente, Leicester City destoam da maioria dos clubes no mata-mata

da Redação -

São Paulo - A UEFA Champions League voltará a rolar a bola, a partir desta terça-feira, pelos jogos de ida das oitavas de final. Entre os 16 clubes que ainda sonham com o título mais importante da Europa há cinco líderes em seus campeonatos nacionais, segundo levantamento do Sr. Goool. Mas nem só de postulantes a título vive a UCL. Bayer Leverkusen e, principalmente, Leicester City destoam da maioria dos clubes no mata-mata da UEFA Champions League.

Atual campeão da Premier League, o Leicester City luta contra o rebaixamento. The Foxes, entre os 16 clubes das oitavas de final da UCL, é aquele com a pior campanha no Nacional. O Leicester City amarga a 17ª colocação com 21 pontos, um a mais do que a zona de rebaixamento. O desafiante dos ingleses na Champions será o Sevilla, 3º colocado na La Liga com 46 pontos.

 Leicester City é o atual campeão inglês e está nas oitavas de final da UCL, mas briga contra a degola na Premier League!Leicester City / Site OficialLeicester City é o atual campeão inglês e está nas oitavas de final da UCL, mas briga contra a degola na Premier League!
O Napoli também ocupa o 3º lugar na Lega Serie A e desafiará o Real Madrid, dono de 49 pontos no Campeonato Espanhol. Já o adversário do Arsenal, que caiu para a 4ª colocação na Premier League, será o Bayern de Munique, 1º colocado na Bundesliga com 49 pontos.

No Campeonato Alemão, aliás, também tem um clube que não vai nada bem, mas ainda assim é uma das 16 forças da UCL. O Bayer Leverkusen amarga a 9ª posição com 27 pontos. O Leverkusen é o segundo pior colocado entre aqueles que estão no mata-mata da Champions. O embate nas oitavas será contra o Atlético de Madrid, 4º colocado na La Liga.

Do Nacional para a UCL!
Na mesma posição, mas na Bundesliga, há o Borussia Dortmund que ficará frente a frente com o Benfica, líder da Primeira Liga. O Campeonato Português tem o Porto como vice-líder. Os portugueses desafiarão a Juventus, no topo da Lega Serie A. O líder mais surpreendente, porém, vem da França.

O Monaco ostenta 58 pontos e 75 gols em 25 partidas na Ligue 1. Animado com a campanha no Nacional, o Monaco se prepara para encarar o Manchester City, de Guardiola e Gabriel Jesus. O City pulou para a vice-liderança após a vitória sobre o Bournemouth na Premier League. O Campeonato Inglês, aliás, é o único em que seu líder não está na UCL. O Chelsea lidera a Premier League, mas terá que acompanhar a Champions pela TV. Por fim, o PSG, vice-líder da Ligue 1, tentará passar pelo Barcelona, 2º colocado na La Liga.

O mata-mata tem jogos de ida e volta com vantagem para o clube que tiver marcado mais gols na casa do adversário. Em caso de igualdade, a disputa terá prorrogação e, se necessário, pênaltis. A final, por sua vez, será disputada em jogo único e em campo neutro. Em caso de empate haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis. O campeão terá vaga assegurada no Mundial de Clubes.

Pouca diversidade...
A primeira etapa do mata-mata do principal torneio da Europa, de acordo com o levantamento do Sr. Goool, terá a menor diversidade de países desde a implantação do formato em 2003/2004. São apenas seis países na briga pelo título da UCL. A Espanha terá quatro clubes, contra três de Inglaterra e Alemanha. França, Portugal e Itália, por outro lado, contarão com dois representantes cada.

A presença apenas de clubes dos seis principais países do futebol europeu chega uma temporada depois do recorde de representantes. Em 2015/2016 foram nada menos do que dez países com clubes nas oitavas de final. Já em três oportunidades a UCL contabilizou nove países diferentes nas oitavas de final (2007/2008, 2011/2012 e 2012/2013). No geral, porém, o primeiro mata-mata do torneio costuma ter entre sete e oito países representados.

Campeões!
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid com 11 conquistas. O Milan aparece com sete, contra cinco do Barcelona, Liverpool e do Bayern de Munique. O Ajax tem quatro títulos, um a mais do que Juventus, Internazionale e Manchester United. Com duas conquistas há Porto, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucuresti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.

Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista com 16 conquistas, contra 13 da Itália e 12 da Inglaterra. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.