Goiás - CRAC e Vila Nova se enfrentarão, neste domingo, às 16 horas, no Estádio Genervino Fonseca, em Catalão, pela penúltima rodada da Primeira Fase no Campeonato Goiano. Os rivais tentam evitar o rebaixamento para não se igualarem a Portuguesa, Grêmio Barueri, Guaratinguetá e Betim. O quarteto disputa a 2ª Divisão de seus Estaduais, mas estão garantidos nas Séries A, B ou C do Brasileirão.
O descenso do Vila Nova seria emblemático e o primeiro dentro de campo. Em 2000, o clube goiano caiu por causa da atitude intempestiva de seus dirigentes. O Vila Nova, insatisfeito com a arbitragem, se recusou a entrar em campo na segunda partida da final contra o Goiás e foi punido pela Federação Goiana de Futebol (FGF) com a perda de todos os pontos.Naquela oportunidade, o Tigre terminou o 1º Turno no sexto lugar, com 21 pontos. Foram cinco vitórias, seis empates e duas derrotas, além de 21 gols a favor e dez contra (melhor defesa). Nas quartas-de-final, o Vila Nova eliminou o Anapolina. O Goianésia ficou para trás na semifinal. Mas na decisão, o rival Goiás venceu os dois jogos, por 2 a 1.
A classificação no 2º Turno foi obtida com quinta melhor campanha. Os 28 pontos foram conquistados após nove triufos, um empate e três derrotas, além de 23 gols a favor e 11 contra. Antes de chegar à final, o Vila Nova eliminou o Anápolis nas quartas e o Caldas na semifinal. No primeiro jogo da decisão, o Goiás venceu, por 3 a 1. A partida de volta, que seria em 24 de junho, não aconteceu.
Em 2013 serão dois rebaixados. O Itumbiara já amargou o descenso. Vila Nova e CRAC somam 17 pontos, mas o Tigrão leva vantagem no saldo de gols (-9 a -11). Enquanto isso, o CRAC foi rebaixado pela última vez em 2002, quando terminou o Estadual em nono lugar. Mas em 2003, o clube de Catalão sagrou-se campeão da 2ª Divisão e jamais voltou a cair.
Desespero!
Mas não serão apenas os goianos que poderão colher o descenso ao término do Estadual. O Guarani acabou rebaixado na noite de sexta-feira. O último rebaixamento do Bugre no Paulista havia sido em 2009, quando o clube terminou no penúltimo lugar. O Guarani não conseguiu o acesso no ano seguinte e só retornou para a Série A1 em 2011 com o vice-campeonato.
Dos quatro clubes das Séries A, B e C do Brasileirão que não estão na 1ª Divisão de seus Estaduais, Grêmio Barueri e Betim foram eliminados na Primeira Fase da Série A2 Paulista e do Módulo II Mineiro, respectivamente. Enquanto isso, Portuguesa e Guaratinguetá ainda sonham com o acesso.
O Guará lidera o Grupo 2 da Segunda Fase com quatro pontos. Pela última rodada do turno, o Tricolor enfrentará o Audax, em casa. A Lusa, por sua vez, vai encarar o Comercial, em Ribeirão Preto. A Portuguesa lidera o Grupo 3 com seis pontos e aproveitamento de 100%. Os dois melhores colocados de cada grupo conquistarão o acesso à elite paulista.