São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A 2017 começou, nesta segunda-feira, com a divulgação da tabela básica - sem data, horário e local dos jogos. A 1ª rodada será disputada entre 13 e 14 de maio. O Brasileirão seguirá sendo disputado por pontos corridos. Entre as novidades há a proibição na venda de mando de campo para fora do estado de origem do clube mandante e a diminuição da capacidade mínima dos estádios para 12 mil lugares. Para 2018, os gramados não poderão ser mais sintéticos como a Arena da Baixada, em Curitiba. Em relação a tabela, muita rivalidade com clássicos em 18 rodadas, quase um turno todo.
Os primeiros clássicos acontecerão já na 3ª rodada. O Vasco receberá o Fluminense, enquanto o São Paulo desafiará o Palmeiras. Já a Chapecoense pegará o Avaí. Haverá ainda clássicos, levando em conta apenas o 1º turno, na 4ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 11ª, 12ª e 13ª rodadas. O número de embates estaduais aumentou com a volta do Vasco e a chegada do Bahia. O Ba-Vi, aliás, ocorrerá na 11ª rodada com mando de campo do Vitória.Outro detalhe que chama a atenção na tabela é o cuidado com os quatro grandes do Rio de Janeiro e de São Paulo. Quando Corinthians e Palmeiras jogarem em casa, Santos e São Paulo atuarão fora e vice e versa. Entre os cariocas, Flamengo e Fluminense atuarão juntos em casa e fora, assim como Botafogo e Vasco. As rodadas com clássicos são exceções.
O Sr. Goool é o único site que acompanha as Séries A, B, C e D do Brasileirão com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador de jogos e estatísticas. Valorize o trabalho do Sr. Goool. Divulgue! Compartilhe nossas ferramentas. E se você tiver site ou blog, tenha todas as ferramentas através do Plugin Sr. Goool! Saiba mais aqui!
Regulamento:
Os 20 clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos. O clube que somar o maior número de pontos será declarado campeão. Por outro lado, os últimos quatro colocados serão rebaixados à Série B.
Os seis primeiros colocados terão vagas na CONMEBOL Libertadores. Os três primeiros entrarão diretamente na fase de grupos, enquanto do 4º ao 6º terão que disputar a fase inicial.
Já as vagas da CONMEBOL Sul-americana ficarão com os clubes presentes entre o 7º e o 12º lugar. Assim como no caso da Libertadores, caso o campeão da Copa do Brasil fique entre estas posições, a zona de classificação será alterada.