Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores Masculino
Em 24 de fevereiro de 2017 às 00:00

Um em cada quatro clubes na Libertadores é brasileiro; Definidos todos os grupos de 2017

Atlético Paranaense e Botafogo se juntaram a Santos, Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Chapecoense e Grêmio

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Libertadores 2017 terá recorde de clubes brasileiros na Fase de Grupos. Para se ter uma ideia, um em cada quatro clubes na principal fase do torneio sul-americano será brasuca. Atlético Paranaense e Botafogo, na última quarta-feira, se classificaram e se juntaram a Santos, Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Chapecoense e Grêmio. Todos os oito grupos, aliás, estão completos com o término da Terceira Fase.





GRUPO 1GRUPO 2GRUPO 3GRUPO 4
Atlético Nacional-COLSanta Fe-COLEmelec-EQUSan Lorenzo-ARG
Estudiantes-ARGSantosRiver Plate-ARGUniversidad Católica-CHI
Barcelona-EQUSporting Cristal-PERIndependiente Medellín-COLFlamengo
BotafogoThe Strongest-BOLMelgar-PERAtlético Paranaense
GRUPO 5GRUPO 6GRUPO 7GRUPO 8
PalmeirasAtlético MineiroChapecoenseGrêmio
Peñarol-URULibertad-PARNacional-URUGuaraní-PAR
Jorge Wilstermann-BOLGodoy Cruz-ARGLanús-ARGDeportes Iquique-CHI
Atlético Tucumán-ARGSport Boys-BOLZulia-VENZamora-VEN

O Grupo 4 terá dois brasileiros. O Furacão se juntou a Flamengo, San Lorenzo e Universidad Católica. Já o Botafogo terá pedreiras pela frente no Grupo 1 que conta com Atlético Nacional, atual campeão, Barcelona e Estudiantes. Dos oito grupos, apenas o 3 não terá nenhum representante verde e amarelo. A Fase de Grupos começará já em 7 de março.

O recorde brasileiro até a edição 2017 era de seis clubes na Fase de Grupos da Libertadores. Em 2006, 2012 e 2013, por sinal, o título ficou com os brasucas. Há 11 anos, o Internacional deu a volta olímpica na Libertadores que tinha Corinthians, Goiás, Palmeiras, Paulista e São Paulo. O Corinthians, por sua vez, fez a festa invicta em 2012.

O Timão teve a seu lado Flamengo, Fluminense, Inter, Santos e Vasco. Na temporada seguinte deu Atlético Mineiro. A Libertadores 2013 ainda contou com Corinthians, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo. Em 2007 (Flamengo, Grêmio, Inter, Paraná, Santos e São Paulo) e 2014 (Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio) também foram seis brasucas na principal fase do torneio sul-americano.

 Atlético Paranaense eliminou o Deportivo Capiatá e entrou no grupo do Flamengo na Libertadores!Marco Oliveira / Atlético ParanaenseAtlético Paranaense eliminou o Deportivo Capiatá e entrou no grupo do Flamengo na Libertadores!
Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Grêmio e, agora, Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, será definido por sorteio. A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes.

A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.