São Paulo - Se alguns Campeonatos Estaduais criam moda e mantém clubes eliminados na briga pelo título (Vide o Paraibano de 2016!), a CONMEBOL Sul-americana já conhece seus dois primeiros participantes da Segunda Fase que, mesmo eliminados na Terceira Fase da Libertadores, poderão sonhar com a conquista do segundo torneio mais importante da América do Sul.
Na Terceira Fase da Libertadores, Olimpia e Junior foram eliminados por Botafogo e Atlético Tucumán, respectivamente. Mas a dupla somou três pontos, enquanto os também eliminados Deportivo Capiatá e Unión Española fizeram um cada. Assim, paraguaios e colombianos aguardam pelos 3ºs colocados da Fase de Grupos da Libertadores, além dos 12 clubes que avançarão na Primeira Fase da Sul-americana.
Até hoje, só Boca Juniors, River Plate, São Paulo, Independiente, LDU, Internacional e San Lorenzo foram campeões da Libertadores e da CONMEBOL Sul-americana. A meta do Junior, por sua vez, é ganhar o primeiro título sul-americano. Sem falar que o Junior poderá ajudar a Colômbia a igualar uma marca da Argentina.
Até aqui, apenas os argentinos tiveram representantes em quatro finais seguidas na CONMEBOL Sul-americana. Os hermanos foram campeões em 2002, 2004 e 2005, além do vice de 2003. Na segunda vez, a Argentina comemorou as conquistas de 2010, 2013 e 2014, e foi vice em 2012. A Colômbia, por sua vez, foi campeã com o Santa Fe em 2015. Em 2014 e 2016 amargou o vice com o Atlético Nacional.
Campeões!Regulamento:
A Copa Sul-americana 2017 foi inchada com 54 clubes, sendo que dez terão vagas após eliminação na Libertadores. Na Primeira Fase, 44 clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta no formato de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate e, se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.
A Segunda Fase terá os 22 clubes classificados na Primeira Fase, além de dez clubes da Libertadores - os dois com as melhores campanhas na Terceira Fase e os oito 3ºs colocados na Fase de Grupos. Esta fase também será eliminatória em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate e, se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.
Com o mesmo formato de ida e volta serão jogadas as oitavas, quartas, semis e final. A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio.
Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão entrará diretamente na Fase de Grupos da Libertadores e ainda terá vagas na Recopa Sul-Americana e na Copa Suruga.